ÚLTIMAS

TERCEIRA | Lançados procedimentos para empreitada no Algar do Carvão

© Governo dos Açores
472views

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, por intermédio da Direção Regional das Obras Públicas, com atribuições e competências no âmbito de obras públicas na Região, desencadeou já os procedimentos necessários para a empreitada de construção do Centro de Interpretação Ambiental do Algar do Carvão, na ilha Terceira.

O lançamento do concurso para esta empreitada foi promovido pela titular da pasta das Infraestruturas, Berta Cabral, em estreita colaboração com o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, nos termos definidos na orgânica do XIII Governo dos Açores.

O concurso para a empreitada de construção deste Centro de Interpretação Ambiental conta com um valor de €2.400 000,00€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e um prazo máximo de execução da obra, após assinatura do auto de consignação, de 540 dias.

Esta intervenção contempla o aumento das atuais valências para um edifício com cerca de 1000 m2, de caráter multidisciplinar, sendo constituído por zona de exposições temporárias, instalações sanitárias, copa, bilheteira, zona de exposição permanente, auditório, loja, cafetaria, arrumos e áreas exteriores.

O novo edifício pretende, conceptualmente, reforçar a ideia de túnel lávico, em que o seu interior é uma sucessão de túneis, cuja cobertura terá vigas a diferentes alturas para dar a ideia de estalactites.

O Algar do Carvão é um monumento natural com cerca de 39,34 hectares, localizado na freguesia de Porto Judeu, Angra do Heroísmo e é, atualmente, um dos locais mais visitados, na ilha Terceira, por turistas e locais.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.