ÚLTIMAS

TERCEIRA | “Investimento público do Governo da Coligação supera executivos socialistas”

490views

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Terceira realçaram esta manhã que o investimento público do Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) na ilha “supera todos os números das governações socialistas, numa conta simples de fazer, que apenas o PS finge não compreender”.
 
Em conferência de imprensa, o vice-presidente da bancada social-democrata, Paulo Gomes, adiantou que, “nos dois primeiros anos de mandato – 2021 e 2022 -, o Governo da Coligação investiu, em média, 86 milhões de euros na Terceira. Ou seja, em apenas dois anos, o investimento público na ilha foi superior em 26% face à média da execução dos governos socialistas entre 2012 e 2020, que rondou apenas 68 milhões de euros anuais”.
 
“A conta é muito simples de fazer: 86 milhões de euros são mais que 68. Isso é óbvio para qualquer um, e só o Partido Socialista finge não compreender isto, enredado que está em lutas internas e na sua incapacidade de apresentar propostas a bem dos terceirenses”, sublinhou o deputado.
 
Paulo Gomes frisou também que “para 2023 está previsto um investimento superior a 120 milhões de euros na ilha, o dobro do executado no ano passado”, até porque a Terceira não é exceção no reforço substancial do investimento público promovido pelo Governo dos Açores”, disse.
 
E explicou que “a execução do Plano Regional Anual para 2023, no primeiro semestre do ano, foi superior a 40%, a taxa mais elevada de sempre, ou seja a execução do investimento público nos Açores regista valores nunca antes atingidos. Nem por este Governo, nem pelos anteriores”.
 
Para o social-democrata, os investimentos do Governo da Coligação na Terceira “estão à vista de todos”, tendo destacado “o licenciamento do Bairro de Santa Rita, na Praia da Vitória, um investimento de um milhão de euros, aguardado há quase 20 anos pela população e que o PS nunca resolveu; o concurso público para construção de habitação em São Brás, um investimento de 2,4 milhões de euros que veio resolver um imbróglio que se arrastava desde 2004; assim como os procedimentos, lançados por este Governo, para a requalificação da rede escolar da ilha”.
 
Neste caso, “haverá um investimento de quase quatro milhões de euros na reabilitação de escolas que não tinham qualquer intervenção há mais de 10 anos, como a Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, a Escola Secundária Vitorino Nemésio, a Escola Básica Integrada dos Biscoitos e a Escola Básica Integrada Francisco Ornelas da Câmara”, elencou.
 
“A isso podemos juntar cerca de meio milhão de euros na requalificação de diversas instalações desportivas da ilha Terceira, após anos de desinvestimento durante a governação do PS. Será assim no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio, Complexo Desportivo Tomás de Borba, Complexo Desportivo Francisco Ferreira Drummond, Complexo Desportivo João Paulo II e no Pavilhão Desportivo de Santa Bárbara”, acrescentou Paulo Gomes.
 
“Foi o Governo da Coligação a realizar a empreitada de minimização de riscos hidrológicos na Grota da Lagoinha, e a empreitada de requalificação da Ribeira da Vinha Brava – mais de um milhão e 200 mil euros -, tendo em curso um conjunto de investimentos no Porto da Praia da Vitória, no valor de três milhões e 800 mil euros”, disse igualmente o deputado.
 
“É ainda o Governo da Coligação quem está a promover um conjunto de investimentos na Aerogare Civil das Lajes, orçados em mais de um milhão e 300 mil euros”, e quem, “ainda esta semana, inaugurou mais um importante caminho agrícola, pelo que a Terceira já conta com um investimento de um milhão e meio de euros em abastecimento de água, beneficiação e eletrificação de caminhos agrícolas”, completou o social-democrata.
 
“Enquanto deputados eleitos pela Terceira, é com satisfação que vemos que muito já foi feito pelo Governo da Coligação na nossa ilha. Tendo a consciência de que mais há para fazer, mas convictos de que 2023 será um ano muito relevante em matéria de investimento público na Terceira. Mesmo se não nos damos por satisfeitos só por obter melhores resultados do que outros no passado”, concluiu Paulo Gomes.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.