ÚLTIMAS

TERCEIRA | Artur Lima enaltece Casa do Povo de Santa Bárbara pela “inovação” do trabalho desenvolvido

© Governo dos Açores
513views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, salientou ontem, em Angra do Heroísmo, a “inovação” e a “criatividade” como “marcas indeléveis do trabalho” desenvolvido pela Casa do Povo de Santa Bárbara na ilha Terceira e nos Açores.

No dia em que se assinala o 50º aniversário da Casa do Povo de Santa Bárbara, Artur Lima realçou o trabalho da instituição junto dos jovens desfavorecidos e da população idosa, tendo ainda mencionado o papel desempenhado na “promoção da saúde”.

“São 50 anos de humanismo. 50 anos a atuar junto dos mais vulneráveis”, referiu.

Artur Lima falava, na freguesia de Santa Bárbara, por ocasião da cerimónia comemorativa do meio século de existência daquela casa do povo da zona oeste da ilha Terceira.

Durante a sua intervenção, o responsável pela área da solidariedade social anunciou que o Governo dos Açores irá “celebrar um acordo de cooperação com a Casa do Povo de Santa Bárbara para organizar e financiar a 2ª edição do Plano de Ação Comunitário – Envelhecer Sem Preconceito”.

O projeto está relacionado com a problemática do idadismo.

“Esta 2ª edição, que irá decorrer na Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, terá como objetivo primordial tornar a sociedade mais consciente sobre a importância do combate à discriminação da pessoa idosa”, completou.

Abordando o papel que as IPSS têm na sociedade açoriana, o Vice-Presidente do Governo considerou que o XIII Governo dos Açores tem “alocado recursos financeiros para que a atividade social das instituições não seja limitada”.

Enumerando medidas destinadas ao setor social, Artur Lima recordou o aumento de comparticipações financeiras para as valências sociais com o acordo-base para o biénio 2023-2024 ou o desenvolvimento de programas de apoio à sustentabilidade energética das IPSS.

Artur Lima assinalou que um dos programas criados pelo Governo dos Açores foi o Gerações em Movimento (GER-MOV), financiado pelo PRR, e que visa potenciar a “sustentabilidade ambiental junto do setor solidário”.

No final da cerimónia, o Vice-Presidente do Governo procedeu à entrega formal de uma viatura elétrica de 8 lugares com adaptação a cadeira de rodas ao Presidente da Direção da Casa do Povo de Santa Bárbara, adquirida através do Programa GER-MOV.

“Com um valor de 42.568 euros, esta viatura irá destinar-se a apoiar o transporte dos utentes do centro de dia e centro de convívio, podendo, igualmente, servir como meio de transporte das crianças do CATL”, concretizou.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.