ÚLTIMAS

TERCEIRA | Apoios no âmbito do LEADER “têm contribuído para melhorar a qualidade de vida nas zonas rurais”

© Governo dos Açores
579views

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural destacou hoje, em Angra do Heroísmo, as intervenções a realizar através do projeto LEADER, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), “têm contribuído para melhorar a qualidade de vida nas zonas rurais, tanto das famílias de agricultores como da população a nível mais amplo, utilizando uma abordagem global de resolução dos problemas dessas zonas”.

António Ventura falava à margem de uma visita à Queijaria Pimentel, projeto apoiado no âmbito do programa PRORURAL+, que consistiu na ampliação do complexo já existente para instalação da respetiva queijaria, num apoio de cerca de 105 mil euros.

“Com este projeto, o promotor construiu uma nova marca/produto, promoveu a criação de um posto de trabalho, contribuindo ainda para o aumento no setor do turismo, que valoriza os produtos locais”, realçou.

“A implementação de Estratégias locais de Desenvolvimento, tem-se manifestado como um instrumento de política muito útil na criação de oportunidades de emprego para a população local, na oferta turística destes territórios, bem como na criação atividades complementares à produção agrícola, valorização do ambiente e da paisagem rural, produção de serviços básicos e imprescindíveis para a manutenção das populações nos territórios alvo de intervenção”, frisou o Secretário Regional.

Como medidas previstas no PEPAC, António Ventura destacou o “prémio à instalação de empresas rurais, em que se pretende atribuir um prémio a fundo perdido para o arranque das empresas em zonas rurais, de forma a contribuir para a fixação de jovens e para a diminuição da taxa de desemprego e a desertificação do meio rural”.

“Pretende-se atribuir um prémio por um período de três anos com valores decrescentes, de forma a alavancar o negócio com mínimo de risco associado”, avançou o Secretário Regional, acrescentando que o prémio total a atribuir será no valor de €18.000,00, sendo €10.000 recebidos no primeiro ano, cinco mil no segundo e três mil no terceiro.

“As estratégias locais de desenvolvimento abrangem no presente período de programação 2023-2027 intervenções que se relacionam com o apoio a investimento na criação e no desenvolvimento de atividades não agrícolas, em serviços básicos que deem resposta às necessidades das populações rurais”, concluiu.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.