ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | Prisão Preventiva por roubo, furto qualificado e ofensas à integridade física

642views

A Esquadra de Investigação Criminal de Ponta Delgada, da Divisão Policial de Ponta Delgada, procedeu à detenção, de um homem, de 21 anos, fortemente indiciado da prática de crimes de roubo, furto qualificado e ofensas à integridade física cometidos nos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande.

Na sequência das diligências de investigação efetuadas pela brigada de serviço permanente da PSP foi possível recolher vários elementos de prova que apontavam no sentido de o arguido ter sido responsável por agredir uma vítima, de 80 anos, à porta da respetiva residência, tendo-se apropriado de quantias monetárias que a idosa tinha na sua posse.

De acordo com as diligências concretizadas pelos investigadores da PSP foi, ainda, possível perceber que o arguido figurava como o principal suspeito de vários outros crimes, recentemente ocorridos, na ilha de São Miguel, tendo sido recolhidos indícios, suficientemente, sólidos que implicam o suspeito como o principal autor, de uma tentativa de roubo sobre outra pessoa, especialmente vulnerável, em função da sua idade avançada, tendo alcançando o seus objetivos, aquando da prática de outro crime de roubo praticado sobre outra vítima, de nacionalidade brasileira, permitindo-lhe apoderar-se do telemóvel desta.

A destabilização causada pelo arguido foi ainda comprovada, pelos investigadores da PSP, com base noutros indícios da prática de crime recolhidos e apontam, igualmente, o suspeito como único responsável, não apenas de um assalto ocorrido num estabelecimento comercial, situado na avenida do mar, em Ponta Delgada, mas também do furto de um veículo, ocorrido na freguesia do Pico da Pedra e, posteriormente, recuperado pelas autoridades na freguesia de Rabo de Peixe.

Considerando a intensa atividade criminosa por parte do arguido, agravada pelo facto de ter sido recentemente detido em outras duas ocasiões, por crimes de roubo e furto qualificado, a PSP, tal quadro de urgência acabou por impulsionar a detenção, fora de flagrante delito, do suspeito, por ordem de autoridade policial.

O arguido, sem qualquer antecedente criminal, após ter sido presente a interrogatório judicial no Tribunal de Ponta Delgada aguardará os ulteriores termos do processo sujeito à medida de coação mais gravosa – prisão preventiva.

O Comando Regional dos Açores salienta a importância da detenção do arguido em virtude de ter permitido cessar o prosseguimento do significativo número de crimes que vinha a praticar, designadamente por se tratar de mais um cidadão fortemente dependente de drogas sintéticas subsistindo a convicção de que levaria por diante a prática de novos crimes visando a obtenção de rendimentos destinados à aquisição de substâncias ilícitas para seu consumo.

CR/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.