AGENDA

TERCEIRA | Agenda. MOOT promove este sábado aula aberta de dança contemporânea na Casa do Sal

912views

No âmbito do projeto de residências artísticas em dança contemporânea DERIVA, a plataforma MOOT – The Movement Lab promove este sábado, 15 de abril, às 10h30, uma aula aberta com a bailarina e coreógrafa alemã Marcela Giesche na Casa do Sal, em Angra do Heroísmo.

A oficina de dança é gratuita, sendo que os interessados devem inscrever-se através do email info@mootmovementlab.com

Desde 4 de abril que a fundadora do Lake Studios Berlin, um centro de investigação e de residências em dança contemporânea de Berlim, está na ilha Terceira a promover uma residência artística, explorando os métodos pedagógicos do ensino de dança. 

Marcela Giesche, que tem raízes açorianas, tem estado a trabalhar diariamente na Academia de Artes e da Juventude da Terceira, na Praia da Vitória, focada em métodos pedagógicos e a montar, também, o plano de treinos para a plataforma MOOT que foi gravado esta sexta-feira. 

Esta profissional tem, também, realizado um trabalho de interação com diferentes espaços, explorando a Natureza da ilha, de forma a contribuir como inspiração para o trabalho artístico que está a ser desenvolvido, que relaciona o espaço com a interação de materiais e a sua manipulação. 

No dia 19 deste mês, o projeto de residência artística segue para a ilha de São Miguel onde a coreógrafa e bailarina vai orientar duas aulas abertas no Estúdio 13 – Espaço de Indústrias Criativas; uma para profissionais e outra dirigida a alunos do Estúdio 13 e a todas as pessoas interessadas.

Um dos objetivos será, também, realizar a prospecção de um espaço em São Miguel que possa, de futuro, albergar um programa de residências em dança contemporânea da MOOT em parceria com a Lake Studios. 

Segundo Vanessa Canto, uma das responsáveis pela MOOT, “tem vindo a ser avaliada uma colaboração contínua entre a MOOT e a Lake Studios no sentido de se implementar uma rede de espaços de residências artísticas para bailarinos”. 

No último sábado, a Casa do Sal acolheu a primeira oficina de dança, que contou com sete participantes. Segundo Vanessa Canto, “os participantes mostraram-se contentes com a aula e prometeram regressar”, frisando que a abordagem pedagógica de Marcela Giesche “é transversal aos vários níveis e ‘backgrounds’ dos alunos”.

Através do projeto DERIVA, apoiado pelo programa europeu Archipel.eu, a MOOT pretende criar um programa anual de residências artísticas para bailarinos, performers e intérpretes.

De 19 a 24 de abril, a Lake Studios e a MOOT, em parceria com o Estúdio 13, vão promover uma masterclass e uma mesa-redonda sobre dança na cidade de Ponta Delgada, dirigida à comunidade de artistas residentes em São Miguel.

Proporcionar condições para a discussão e investigação sobre métodos de formação e de processos criativos; partilhar experiências e trabalhar com a comunidade e artistas locais; documentar um plano de treino de dança e movimento a ser integrado na plataforma MOOT; e realizar um trabalho de prospecção de possíveis locais nas ilhas para a implementação de um centro de residências artísticas são alguns dos objetivos deste programa de residências. 

Criada, em 2018, pela bailarina e coreógrafa Vanessa Canto e pelo gestor de Saúde Gustavo Neves Lima, ambos terceirenses, a plataforma MOOT consiste numa solução digital de apoio à formação e saúde de bailarinos e praticantes de modalidades associadas ao movimento, e é uma das startups instaladas no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira. 

O projeto DERIVA tem como parceiros o Lake Studios, de Berlim, a Academia de Artes e da Juventude da Terceira, gerida pelo Município da Praia da Vitória, o Estúdio 13 – Espaço de Indústrias Criativas, o TERINOV e a Oficina D’Angra do Heroísmo (Casa do Sal).

O Archipel.eu é um projeto-piloto que visa oferecer oportunidades de financiamento a artistas e organizações culturais das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e dos Países e Territórios Ultramarinos (RUPs). Cofinanciado pela União Europeia, este programa resulta de um consórcio de três parceiros, nomeadamente o Institut Français, a Associação de Países e Territórios Ultramarinos (OCTA) e a Agência de Promoção da Cultura Atlântica (APCA).

GM/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.