ÚLTIMAS

REGIÃO | PS está “vigilante” e continuará a “defender os interesses de Santa Maria e dos Açores”

442views

João Vasco Costa garantiu, esta sexta-feira, que o PS/Açores está “vigilante” e que continuará a “a bater-se e a defender o melhor que pode os interesses de Santa Maria e dos Açores”.

 O parlamentar do PS falava após uma reunião do grupo parlamentar do PS com a Associação Comercial e Industrial de Santa Maria (ACIISMA), em Vila do Porto, no âmbito das jornadas parlamentares que decorreram naquela ilha, ao longo desta semana.

João Vasco Costa recordou que o PS/Açores, embora tenha ganho as últimas eleições legislativas regionais e assumido o papel de oposição, “tem fiscalizado a ação governativa e apresentado propostas concretas para melhorar a vida dos Açorianos, demonstrado, desde o arranque da legislatura, qual é que seria o seu projeto de governação para os Açores, a sua perspetiva e a sua estratégia de desenvolvimento para cada ilha e a nível regional”.

O deputado do GPPS lamentou que o Governo Regional, que “tanto professa uma postura de diálogo”, na prática assuma mais “um monólogo, fazendo muitas vezes ouvidos de mercador”.

João Vasco Costa realçou que isso mesmo é o que “tem sido transmitido pelas associações e entidades empresariais de Santa Maria com as quais o GPPS tem reunido”.

“As preocupações são transversais, quer ao nível das acessibilidades marítimas, no transporte de mercadorias e passageiros, os atrasos no Spaceport, os problemas com a habitação e a falta de investimento público. Nestas jornadas – e mesmo em reuniões anteriores que já tivemos – as instituições Marienses têm manifestado preocupações pela ausência de respostas por parte do Governo Regional, inclusivamente com pedidos de reuniões que ficam sem resposta”, frisou.

Centrando-se no Spaceport de Santa Maria, João Vasco Costa sublinhou que o processo “não conheceu avanços nos últimos meses”, mesmo após o Governo Regional ter garantido que ia avançar com o projeto e após a nomeação de uma segunda equipa para a Estrutura de Missão para o Espaço dos Açores.

“Ouvimos muito da parte deste Governo que haverá novidades e desenvolvimentos ‘em breve’, só que esse ‘em breve’ nunca chega e tememos, fundamentadamente, que este sonho de fazer crescer os negócios ligados ao espaço em Santa Maria fique por concretizar”, apontou o parlamentar.

O deputado do PS sublinhou, ainda, que os Marienses estão “preocupados com a falta de rumo que isto está a levar”, considerando que “não é benéfico para Santa Maria nem para os Açores”.

“É muito preocupante, porque as indecisões e os ziguezagueares de umas vezes serem precisos estudos, outras vezes se tomarem decisões sem qualquer tipo de estudo, levam a que as pessoas deixem de acreditar num futuro mais promissor, com a concretização dos nossos desejos e anseios”, destacou.

“O PS respeita as decisões que o GRA toma porque é essa a sua competência, mas não deixaremos de tornar públicas as nossas discordâncias com tomadas de decisão que, muitas vezes, não fazem qualquer tipo de sentido. É essa a essência da nossa democracia e da nossa Autonomia”, finalizou o deputado do GPPS, João Vasco Costa.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.