ÚLTIMAS

Simplificação do COMPAMID defendida há muito pelo Bloco de Esquerda vai finalmente acontecer

476views

O Bloco de Esquerda congratula-se pela simplificação do processo de aquisição de medicamentos para os beneficiários do COMPAMID aprovada hoje no parlamento, um objetivo que o Bloco defende há muito tempo. O parlamento debateu hoje uma proposta do Bloco sobre esta matéria, mas acabou por ser aprovada uma proposta do Governo que cumpre este objetivo.

“Temos a convicção de que, se esta proposta do Bloco não tivesse sido entregue no parlamento, os idosos iriam ficar ainda muito tempo à espera desta simplificação e desta melhoria”, disse a deputada Manes à margem do plenário.

Os idosos e os outros beneficiários deste apoio para a compra de medicamentos vão deixar de ter que adiantar o dinheiro para pagar a medicação no ato da compra na farmácia, evitando, assim, que tenham que ficar à espera do reembolso por parte do Governo, um objetivo que o Bloco de Esquerda levou ao parlamento ainda na legislatura passada, mas que foi rejeitado na altura.

Já nesta legislatura o Bloco apresentou uma proposta com o mesmo objetivo, à qual se seguiu uma proposta do Governo que acabou por ser aprovada hoje por unanimidade no parlamento.

“Atualmente, os beneficiários do COMPAMID têm acesso a uma caderneta em papel, que é utilizada nas farmácias para levantar os medicamentos, mas é o idoso que tem que adiantar o dinheiro na farmácia para depois o reaver através de reembolso nos serviços de ação social, apresentando as faturas das despesas com medicamentos”, explicou a deputada Alexandra Manes, lembrando que “no passado, por várias vezes, chegou a existir um atraso de cinco meses no reembolso”.

BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.