Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital promove Noite Europeia dos Investigadores
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital (SRCCTD), através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), promove hoje a Noite Europeia dos Investigadores, com a apresentação pública dos cinco projetos de comunicação de ciência elaborados durante o EMERGENCE@Açores.
O evento, que terá lugar no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, a partir das 20h00, é um evento dedicado à ciência e à aprendizagem divertida que acontece, desde 2005, na última sexta-feira do mês de setembro.
Agrega cientistas, miúdos e graúdos, em muitos sítios da Europa. Tudo isto, numa única noite, onde todos se juntam para festejar a Ciência.
O mote do ano 2021 é o Pacto Ecológico Europeu, parte integrante da estratégia da Comissão Europeia para executar a Agenda 2030 e concretizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Temas como biodiversidade, alterações climáticas, sustentabilidade, energia, descarbonização, tornaram-se, numa perspetiva de informação e sensibilização para o público em geral, no mote para o desenvolvimento dos projetos Emergence@Açores.
O EMERGENCE@Açores reúne cientistas, programadores, artistas, comunicadores de ciência, para juntos produzirem, em cinco dias, projetos de comunicação de ciência para o público em geral, tirando partido das atuais tecnologias de media digitais.
A Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital sublinha que, “por toda a Europa, hoje, festeja-se a Ciência”.
“Nos Açores, almejámos ir mais longe, aliando a Ciência à Cultura e à Transição Digital, tornando a comunicação de ciência através da cultura com ferramentas digitais e inovadoras, uma missão e um imperativo social ao alcance de todos”, diz ainda.
Susete Amaro deixou ainda o convite ao público em geral: “Venham divertir-se connosco e aprender ciência com criatividade, vão com certeza surpreender-se com os projetos interativos apresentados”.
GA/RÁDIOILHÉU