ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | Resgate médico a bordo de navio passageiros ao largo de Ponta Delgada

457views

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), coordenou, desde as 22h50 (horas locais) do dia 12 de abril, o resgate médico de um homem de 67 anos, de nacionalidade americana, que se encontrava a bordo do navio de passageiros “MARINA”, com bandeira das ilhas Marshall, a navegar a cerca de 454 milhas náuticas, o equivalente a 840 quilómetros, a sudoeste de Ponta Delgada.

​​​​​O passageiro apresentava um quadro clínico de choque cardiogénico, tendo sido determinada o resgate imediato pelo CODUMAR.

O navio foi divergido para a Ilha Terceira por forma a encurtar a distância ao alcance do meio aéreo da Força Aérea Portuguesa.

Solicitado o apoio do RCC Lajes, o resgate foi efetuado pela aeronave EH-101 que transportou a paciente para o aeroporto de Ponta Delgada, na ilha São Miguel, onde aterrou às 13H48 (horas locais) de hoje. O paciente foi transferido, posteriormente, para uma unidade hospitalar local.

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes com um helicóptero EH-101 e um avião C-295, o CODU-MAR e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

MARINHA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.