A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-MAR), coordenou, desde as 10h49 (horas locais) de ontem, 14 de fevereiro, o resgate médico de um homem, de 46 anos, de nacionalidade filipina, tripulante do navio mercante “UTRECHT”, que apresentava fraturas em dois dedos da mão esquerda.
O navio, com bandeira dos Países Baixos, que se encontrava a navegar a cerca de 214 milhas náuticas, o equivalente a 396 quilómetros, a leste de Ponta Delgada, efetuou pedido de auxílio tendo sido considerado necessário efetuar o resgate por meio aéreo. Foi solicitado o apoio do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lages (RCC Lajes), que empenhou as aeronaves EH-101 e C295 da Força Aérea Portuguesa (FAP).
O paciente foi transportado para o aeroporto João Paulo II, em São Miguel, onde aterrou às 17h15 (horas locais), tendo sido transferido, posteriormente, para uma unidade hospitalar em Ponta Delgada.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, um helicóptero EH-101 e a aeronave C295 da Força Aérea, uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
MARINHA/RÁDIOILHÉU