O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, afirma ser “um orgulho tão importante referência política – João Bosco Mota Amaral – ter nascido no nosso concelho, ser cidadão de Ponta Delgada”.
O edil, que falava à margem da sessão de lançamento do livro “João Bosco Mota Amaral – Fotobiografia” da autoria de Luís Bastos, ontem, no Teatro Micaelense, sustentou estar perante um “momento de justa homenagem à figura maior da autonomia dos Açores, daquele que deu corpo constitucional às justas e históricas aspirações do povo dos Açores de existir e constituir o seu auto governo”.
“Mota Amaral constitui uma referência política, histórica e cultural não só para a sua geração, mas também para aqueles que o sucederam”, acrescentou o Presidente do Município. “João Bosco Mota Amaral – Fotobiografia”, de Luís Bastos, amigo de Mota Amaral há meio século, pretende ser um contributo para a História dos Açores.
Nesta obra, o leitor tem acesso a algum do arquivo de Mota Amaral depositado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e também da RTP Açores, dando a conhecer o percurso de vida, tanto a nível político, como a nível pessoal de uma das das mais emblemáticas e importantes figuras da História dos Açores. A obra, editada pela Letras Lavadas, foi apresentada ontem no foyer do Teatro Micaelense perante centenas de pessoas.
CMPD/GC/CC/RÁDIOILHÉU