ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | Ponta Delgada inicia colóquio que vai projetar legado de Natália Correia

385views

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, defendeu, esta terça-feira, que as comemorações em torno do centenário do nascimento de Natália Correia são uma importante forma de projetar o legado cultural da poetisa açoriana no futuro e de relevar, no presente, “uma das personalidades mais importantes da Literatura e da Cultura Portuguesa e Europeia do século XX”.

“Para nós, Câmara Municipal de Ponta Delgada, quero dizer que, ao assinalarmos, com um conjunto de iniciativas, os 100 anos do seu nascimento, não estamos somente ao lado das comemorações que correm na Região e no País. Porque, na verdade, entendemos que este centenário deve ir além do reconhecimento da memória de quem foi a escritora e a mulher ativista política. Porque, em boa verdade, defendemos que este é um momento único para projetar, para as gerações atuais e futuras, o que representa o espírito criativo, inconformado e dotado de liberdade de que se fez Natália Correia”, advogou o autarca.

O Presidente do Município falava na cerimónia de abertura do colóquio comemorativo do centenário do nascimento de Natália Correia, que decorre, até quinta-feira, no Auditório Municipal Natália Correia, em Ponta Delgada.

“Não tenho dúvidas de que este colóquio, que hoje começa, exaltará a obra e a vida da mulher que é exemplo de firme determinação de defesa dos seus ideais; daquela que, em todo o tempo – à frente do seu tempo – levantou a sua voz pela liberdade. Foi esta voz que a distinguiu pela sua obra, preenchida pela frontalidade que manteve inabalável na ditadura e além dela, já na sua atividade política, em democracia, como deputada da Assembleia da República”, enfatizou o autarca, perante uma audiência que reunia literários e estudiosos da obra de Natália Correia. 

Pedro Nascimento Cabral aproveitou o momento para recordar que, também no âmbito do ciclo de comemorações do centenário da poetisa, a Câmara Municipal de Ponta Delgada estará a desenvolver o projeto “Natália vai à escola”, em articulação com a Universidade dos Açores e com a Universidade de Coimbra. 

Conforme explicou, o projeto vai abranger “o público estudantil dos ensinos básico e secundário das escolas do concelho de Ponta Delgada” e visa não só promover “o gosto pela leitura e pelos estudos literários”, como desenvolver “a sensibilidade artística” dos jovens alunos. 

“Para nós este projeto é importante, na medida em que estaremos, também, a lançar sementes para o aprofundamento do conhecimento da figura de Natália Correia e do que ela representa enquanto símbolo de cidadania pró-ativa e construtiva”, reforçou o autarca.

Na ocasião, Pedro Nascimento Cabral fez ainda questão de agradecer a participação dos vários especialistas que marcarão presença nos três dias do colóquio, manifestando-se convicto quanto ao seu “valioso contributo” no que respeita à preservação e difusão do património cultural da poetisa. 

Até quinta-feira, especialistas como Ângela de Almeida (que é, também, Comissária Científica do colóquio), José Enes, Padre Anselmo Borges, Armando Nascimento Rosa, Fernando Dacosta, Francisco Topa, Júlia Lello, João de Melo e António Vilhena debaterão as várias temáticas que pontuaram a obra literária de Natália Correia. 

O colóquio é de acesso livre a todos os interessados, podendo também ser acompanhado online, via streaming, através dos canais digitais e redes sociais da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Natália Correia nasceu a 13 de setembro de 1923 na freguesia da Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, e foi viver para Lisboa aos 11 anos. Não obstante o amplo reconhecimento público enquanto poetisa, a extensa obra da escritora micaelense inclui também trabalhos de ficção, teatro, ensaio e diário. 

CMPD/GC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.