AGENDADIÁSPORA

SÃO MIGUEL | Fotografias da emigração açoriana para o Canadá em exposição em Ponta Delgada

698views

O Parque Atlântico recebe uma exposição que mostra os primeiros anos da vida das famílias açorianas que emigraram para o Canadá. A mostra está patente no Parque Atlântico a partir de dia 15 de julho.
 
A partir deste sábado, dia 15 de julho, o Parque Atlântico vai receber uma exposição de fotografias que retratam a chegada e a adaptação dos primeiros emigrantes açorianos que desembarcaram no Canadá. A mostra está patente no piso 0 do centro comercial de Ponta Delgada e pode ser visitada até ao dia 30 de julho.
 
Numa verdadeira viagem ao passado, a exposição convida os visitantes do centro comercial, não só a conhecerem a dura realidade da adaptação das famílias açorianas ao Canadá, mas também a compreenderem a importância do papel da mulher na preservação da cultura que os unia, tanto a nível familiar, como associativo. 
 
A exposição, que conta com a parceria do Governo dos Açores, da Câmara Municipal da Ribeira Grande e do Museu da Emigração Açoriana, traz ao Parque Atlântico várias fotografias que retratam a onda migratória dos Açores para o Canadá na década de 50 do século XX. Desde 1953 que o Canadá é um dos destinos mais procurados pelos emigrantes de São Miguel, tendo criado já várias comunidades, essencialmente nas províncias de Quebec e Ontário.
 
A exposição “Emigração Açoriana para o Canadá” está integrada no “Cultura no Centro”, o projeto dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra que quer tornar a arte e a cultura acessível a todos.
 
“Para o Parque Atlântico é muito gratificante podermos dar espaço a que os nossos visitantes tenham acesso a iniciativas e a ações que promovem a história, a cultura e a tradição da nossa ilha. É, por isso, um enorme prazer receber esta exposição que tão bem reflete uma parte muito importante da história recente de São Miguel.” refere João Pedro Mota, diretor do Parque Atlântico.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.