ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | Escola de Violas da Fajã de Baixo participou, com vídeo, no festival “aCORDE”

480views

O “aCORDE 2023” é um evento que se realizou no âmbito da comemoração do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses e que decorreu na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira entre os dias 1 e 4 de fevereiro.

O Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses foi criado pelo Governo Regional da Madeira, em fevereiro de 2019. 

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira acolheu a 6.ª edição desta iniciativa que contemplou diversos momentos musicais protagonizados por grupos musicais de escolas e por grupos musicais regionais convidados, o Concurso Regional de Cordofones, uma exposição de expressão plástica alusiva aos cordofones tradicionais madeirenses, divulgação nas redes socias de vídeos de grupos musicais de escolas a interpretar um tema nos cordofones, visitas guiadas dos alunos participantes à Assembleia Legislativa da RAM onde foram contemplados com uma oficina de aprendizagem de cordofones e a ainda a atribuição de troféus a homenageados no âmbito dos cordofones tradicionais madeirenses.

Na edição de 2023 participou pela primeira vez uma Escola de Violas dos Açores. Nesse sentido, a convite da Direção de Serviços de Educação Artística, da Madeira, a Escola de Viola da Terra da Fajã de Baixo gravou em vídeo a sua apresentação, com a peça “Merceana”, para que fosse divulgada nas redes sociais da organização do evento e aos alunos que visitaram o evento.

Participaram no vídeo 9 alunos da Escola de Viola da Fajã de Baixo, dos 14 aos 76 anos. A Escola existe desde 2008, sendo que, no presente ano lectivo, conta com 16 alunos, o maior número de alunos desde a sua fundação. A formação está a cargo do professor Rafael Carvalho e a escola funciona na Sede da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo. 

Para além da Escola de Violas da Terra da Fajã de Baixo (Açores) também participaram, com vídeos, o Naipe de Cavaquinho da Orquestra de Cordas Dedilhadas – Nova Vida (Brasil), a EB1/JI de São Martinho das Amoreiras – Odemira (Alentejo), e várias Escolas da Região Autónoma da Madeira onde é ministrada a prática dos cordofones tradicionais Madeireinses. 

VTAJ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.