ÚLTIMAS

AÇORES | Governo aumenta diárias da rede de cuidados continuados regional

333views

O Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, anunciou, hoje, em Angra do Heroísmo, o aumento das diárias da rede de cuidados continuados regional, que representa um “esforço financeiro na ordem dos 1,3 milhões de euros”.

Em declarações à comunicação social, Artur Lima anunciou que as “diárias nas unidades de média duração e reabilitação aumentam 11%”, passando de “95,06 euros por utente para 106,11 euros”.

Por sua vez, as “diárias nas unidades de longa duração e manutenção aumentam, nos Açores, 20,48%”, passando de 63,78 euros para 76,84 euros.

“Assinale-se ainda que as unidades da rede regional de cuidados continuados receberão estes aumentos com efeitos retroativos a janeiro de 2022”, avançou.

“Com esta mudança, o valor total a atribuir anualmente às instituições que disponibilizam a resposta de cuidados continuados será de perto de sete milhões de euros”, realçou o Vice-Presidente do Governo.

“Mais apoio financeiro tem de traduzir-se, inevitavelmente, em maior qualidade de serviços e maior eficiência nos cuidados prestados a idosos e doentes”, defendeu.

O governante demonstrou ainda que os aumentos das diárias nos Açores são superiores aos verificados no continente, falando, inclusivamente, numa “diferença assinalável”.

Comparativamente, no continente, a atualização do preço nas unidades de média duração correspondeu a um aumento de 5,5%, sendo que o valor estabelecido é de 95,84 euros, enquanto a atualização referente às unidades de longa duração representou um aumento de 15,3%, com o valor estabelecido a situar-se nos 75,48 euros.

No entendimento de Artur Lima, este é um “sinal concreto” da “atenção prioritária” que o Governo Regional dos Açores dá à “sustentabilidade financeira das instituições que têm esta valência” na Região.

O Vice-Presidente do Governo elogiou ainda a “pronta colaboração e disponibilidade” do Secretário Regional da Saúde e Desporto, bem como as “negociações proveitosas” com a URIPSSA, a URMA e os Provedores das Santas Casas da Misericórdia que detêm a valência de cuidados continuados.

Foi hoje assinada, pelo Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, e pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, a portaria que atualiza as diárias referentes às unidades de média e longa duração da rede de cuidados continuados regional.

Na cerimónia de assinatura estiveram ainda presentes o Presidente da URIPSSA, João Canedo, o Presidente da URMA, Bento Barcelos e os Provedores das Santas Casas da Misericórdia de Ponta Delgada, Lagoa e Horta.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.