Jessica Pacheco é a nova coordenadora do Bloco de Esquerda na Ribeira Grande. Da nova comissão coordenadora, eleita por unanimidade, fazem parte também Heitor Amaral, Rosária Rego, Marco Andrade, Nelson Amaral, Maria José Amaral, Ruben Couto e Jorge Silva.
Esta nova comissão coordenadora concelhia aponta à implementação de políticas alternativas para responder à atual crise socioeconómica, de modo a reverter os indicadores de pobreza e desigualdade no concelho, assim como continuar um caminho no combate às alterações climáticas e garantir a transparência das contas públicas, uma vez que desde as últimas eleições autárquicas, a autarquia continua a recorrer a ajustes diretos em 89% dos contratos realizados.
O valor associado a estes ajustes diretos ultrapassa os 4 milhões de euros, um valor superior em 11% ao contratualizado através de concurso público.
Para esta nova comissão coordenadora é fundamental reverter este caminho e garantir a transparência das contas públicas, priorizando os concursos públicos nos processos de contratação por parte do município.
Além disso, a comissão coordenadora agora eleita vai continuar a apresentar propostas concretas para o concelho da Ribeira Grande, um caminho que está a ser feito desde as últimas autárquicas, e que já levou a autarquia a implementar várias propostas apresentadas em primeiro lugar pelo Bloco de Esquerda, como a contratação de um veterinário a tempo inteiro para o Centro de Recolha Oficial, a criação de Plano Municipal para a Igualdade, a existência de um trabalho de proximidade para combater o abandono escolar, e a criação de um Plano Municipal para o Combate às Dependências.
BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU