ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Presidente do Governo congratula-se com consignação da instalação de novos radares meteorológicos nos Açores

© Governo dos Açores | Foto: MM
264views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, mostrou-se hoje satisfeito com a consignação formal da instalação de dois novos radares meteorológicos na Região, momento em que, pela ciência, os Açores consolidam-se como “centralidade Atlântica”.

“Os Açores têm uma magnifica história. mas podem ter ainda um melhor futuro, baseado na ciência”, sublinhou o governante.

Falando em Ponta Delgada, após a consignação para, por via do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), serem instalados dois novos radares meteorológicos, um em São Miguel e outro nas Flores, José Manuel Bolieiro sublinhou a “maior fiabilidade, pormenor e capacidade de informação” que estes equipamentos trarão para os Açores e não só.

“Teremos mais fiabilidade, pormenor, capacidade de informação para prever fenómenos extremos da natureza”, vincou.

“Isto era inadiável. Mesmo que seja uma responsabilidade do Estado, como era nosso entender, estávamos comprometidos. Temos de dar prioridade as prioridades”, sublinhou ainda o Presidente do Governo.

E concretizou, dirigindo-se em concreto ao Presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Miguel Miranda, que em breve cessa funções: “este é um momento de compromisso com o futuro, de felicidade e emoção. E sentido de realização”.

Também presentes na formalização da instalação dos radares esteve o Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, e o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel.

Em Ponta Delgada, o radar ficará instalado no Pico Santos de Cima, na zona das Sete Cidades.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.