ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | “Criação e reconhecimento legal de Centro de Saúde é projeto de valorização da Lagoa e dos seus utentes”

© Governo dos Açores
487views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, realçou hoje que a passagem, na Lagoa, da Unidade de Saúde para Centro de Saúde representa um “projeto deste Governo” de valorização do único concelho em São Miguel que não tinha um Centro de Saúde.

“Isto valoriza não apenas o concelho da Lagoa como sobretudo os seus utentes, cerca de 12 mil, o que é muito significativo no quadro da nossa demografia regional e da ilha de São Miguel”, sustentou José Manuel Bolieiro, que visitou as instalações da ainda Unidade de Saúde acompanhado pela Secretária Regional com a tutela da Saúde, Mónica Seidi.

“Com este Governo, a política de proximidade e de prioridade à saúde é uma garantia”, prosseguiu o Presidente do Executivo açoriano.

Até final do ano será uma realidade a constituição orgânica do Centro de Saúde da Lagoa, que passará a dispor de oito Núcleos de Saúde Familiares (Médico de Medicina Geral e Familiar e Enfermeira/o), consultas de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, consultas de Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e horários alargados, inclusive ao fim de semana.

O futuro Centro de Saúde da Lagoa terá também melhorias no serviço de atendimento telefónico e agendamento de consultas com a criação um ‘backoffice’ e rede telefónica.

De acordo com o n.º 1 do artigo 2.º do Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2011/A, de 9 de dezembro, a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM) é constituída pelos Centros de Saúde de Ponta Delgada, da Ribeira Grande, de Vila Franca do Campo, da Povoação e do Nordeste.

“Não se aproveitou nessa altura [2011] para reconhecer a Lagoa com um Centro de Saúde. Faz este Governo em 2023”, sublinhou José Manuel Bolieiro.

Uma “parte significativa” das obras a efetuar serão feitas “com a prata da casa”, com trabalhadores da USISM, adiantou ainda o Presidente do Governo.

“Deixo aqui uma palavra de parabenização aos lagoenses, que passarão a ter o seu Centro de Saúde, que não tinham até agora”, concretizou.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.