REGIONAL

SÃO MIGUEL | “As zonas balneares da Ribeira Grande são seguras e recomendam-se”

133views

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, assistiu esta 5ª feira, dia 18 de agosto, a um simulacro organizado pela Associação de Nadadores Salvadores da Costa Norte, que decorreu nas piscinas municipais, tendo afirmado que as zonas balneares do concelho são seguras e recomendam-se.

O evento, que contou com a colaboração da autoridade marítima e dos bombeiros voluntários da Ribeira Grande, serviu para demonstrar as várias técnicas de salvamento com recurso aos vários equipamentos que aquela associação tem à disposição.

O cenário de operações foi coordenado por Marco Medeiros e explicado aos presentes os vários passos que constam de um salvamento.

“A segurança dos nossos banhistas é para nós fundamental para passarmos uma boa imagem da nossa terra. A aposta da autarquia no reforço dos meios de salvamento tem sido determinante para atrairmos cada vez mais pessoas às nossas zonas balneares” disse Alexandre Gaudêncio.

Durante o simulacro foram testados vários cenários de salvamento em meio aquático, destacando-se a coordenação entre as várias entidades que compõem o dispositivo de emergência.

“Estes simulacros são importantes para os nadadores-salvadores demonstrarem as suas técnicas, mas também para consciencializar a população para algumas técnicas de segurança que devem ter nas zonas balneares” referiu o autarca, que adiantou que na presente época balnear há uma redução de 80% de salvamentos, fruto do importante trabalho de prevenção feito pelos nadadores-salvadores.

No final, Alexandre Gaudêncio elogiou o trabalho da Associação de Nadadores Salvadores da Costa Norte que tem sido determinante para a Ribeira Grande se afirmar, cada vez mais, como uma cidade virada para o mar.

CMRG/GC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.