AGENDA

PONTA DELGADA | Fenais da Luz acolhe “Manifesto ao Desperdício” a partir de quarta-feira

125views

A exposição itinerante “Manifesto ao Desperdício – Sensibilização ambiental” da escultora Catarina Alves será inaugurada no próximo dia 24 de agosto, pelas 18h00, no Centro Cultural dos Fenais da Luz.

Esta exposição, que estará patente nesta freguesia do Concelho de Ponta Delgada de 25 de agosto a 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30, surge no âmbito de uma sinergia criada com a Musami e tem a colaboração especial do poeta Pedro Paulo Câmara.

“A transformação faz parte de todo o processo de crescimento e de evolução e aplica-se a tudo quanto possa existir ou ser criado. Da arte espera-se a transformação da matéria, capaz de gerar sensações e sentimentos, permitindo ao espetador experienciar o mundo de forma diferente, refletindo a visão do artista sobre tudo quanto o rodeia” – refere a escultora sobre esta exposição.

Segundo a artista, este manifesto “começa por apresentar a degradação do meio onde nos inserimos, passando pela demonstração do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Musami na gestão dos resíduos na ilha de São Miguel e finalizando com uma mensagem de esperança, motivando a mudança para que tenhamos um mundo mais sustentável”.

“Alertar para a problemática do excesso de resíduos que produzimos, levando o visitante num percurso sensorial através de esculturas, desenhos, instalações, audiovisuais e poesia” é o objetivo primordial de Catarina Alves nesta exposição itinerante.

Esta mostra constituída por obras de diversos materiais, que vão desde o papel, cartão, plásticos usados, resina, substrato orgânico, pozolana e pó de pedra, assim como gráficos, poemas, fotografias, vídeos e sons, já esteve em exibição nos concelhos de Nordeste e Ribeira Grande e chega agora a Ponta Delgada para, posteriormente, percorrer os restantes concelhos da ilha de São Miguel.

CMPD/GC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.