ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | Apreensão de 74 quilos de lapas

695views

O Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial de Ponta Delgada e da Equipa de Patrulhamento e Intervenção Marítima do Destacamento Territorial de Ponta Delgada, ontem, dia 25 de abril, apreendeu 74 quilos de lapas, na Ilha de São Miguel.

No seguimento de várias ações de patrulhamento à orla costeira, no âmbito da prevenção e fiscalização do exercício da pesca lúdica, os militares da Guarda abordaram e identificaram sete homens com idades compreendidas entre os  29 e os  57 anos, os quais estavam na posse de 74 quilos de moluscos gastrópodes “Patella candei gomesii Drouet” vulgarmente conhecidas como lapa-mansa, tendo a captura sido exercida em mergulho por apneia, designada apanha por mergulho. No decorrer da ação foram apreendidas todas as espécies, uma vez que se encontram em período de defeso e por conseguinte, é proibida a sua apanha/captura, no período compreendido entre 1 de outubro e 31 de maio.

Os moluscos apreendidos foram devolvidos ao seu habitat natural e elaborados os respetivos autos de contraordenação.

A GNR relembra que o respeito pelos períodos de defeso é uma medida de gestão sustentável, a qual tem o intuito de melhorar a rentabilidade potencial do recurso.

CT/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.