SÃO MIGUEL | Agenda. Em abril, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas promove uma programação eclética
Abril é sempre um mês de renovação. A Primavera já se começa a instalar e a programação do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas acompanha essa lufada de ar fresco, marcando este mês com uma programação variada e a inauguração de uma nova exposição, que abre uma trilogia de exposições, dedicadas à coleção deste Centro de Artes.
Aproveitando o interregno do período letivo, o Serviço de Mediação promove, nos dias 4 e 5 de abril, “Laboratório meteorológico de emoções”, a já habitual oficina de Páscoa, para crianças dos 7 aos 12 anos.
Na semana após a Páscoa, entre os dias 11 e 15, realiza-se “Florestas Queer”, uma oficina gratuita de realização cinematográfica, destinada a jovens do ensino secundário. Dentro deste projeto, haverá uma projeção de filmes aberta ao público em geral, no dia 11 e no dia 15.
No dia 15 de abril, pelas 17h00, inaugurar-se-á a exposição “Desenhos Concretos para Futuros Incertos”. Nesse mesmo dia decorrerão duas atividades do programa paralelo da exposição “Whether There Be Shine or Gloom”: “visita guiada a nuvens”, com o meteorologista Diamantino Henriques e uma sessão de escuta com um músico convidado.
Uma nova sessão de escuta acontecerá no dia 29, pelas 16h00.
Também no final do mês, o Projeto 432Hz, que mistura arte (música) e ciência e tem estado em residência artística no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, apresentará o seu trabalho a 29 e 30 de abril, às 18h00.
Tal como é habitual na programação do Arquipélago, o último domingo do mês contará com uma atividade para famílias a cargo do Serviço de Mediação.
Ainda este mês encerrarão as exposições “Confissões de uma baptizada” de Carla Filipe, a 9 de abril, e “Whether There Be Shine or Gloom” de Susana Aleixo Lopes, a 30 de abril.
ACAC/RÁDIOILHÉU