SÃO JORGE

ATUALIDADE | Universidade dos Açores e CIVISA proferem palestras na EBS/Calheta sobre a crise sismovulcânica na ilha de São Jorge

361views

No dia 28 de março de 2023, a convite da Escola Básica e Secundária da Calheta (São Jorge) e no âmbito das comemorações do seu 50.º aniversário, os investigadores Fátima Viveiros e Rui Fagundes Silva, do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores e do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) proferiram um ciclo de palestras intitulado “Um ano após o início da crise sismovulcânica”.

O ciclo de palestras teve início com uma sessão dirigida aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo na qual foi apresentada a comunicação “Sismos em São Jorge – como os cientistas vigiam a nossa Terra?”.

Na 2ª sessão (dirigida aos alunos do 2º ciclo, 3º ciclo, ensino secundário, Profij II e IV) e na 3º sessão (aberta à comunidade em geral), foram apresentadas as comunicações “Caraterização dos Riscos Geológicos da ilha de São Jorge” e ” Monitorização da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge – desafios e potencialidades”.

Segundo os investigadores o evento aberto à comunidade em geral contou com cerca de 60 participantes e culminou com um momento de discussão pública e partilha de experiências entre todos os presentes.

A deslocação dos investigadores foi financiada pela American Corners Portugal.

IVAR/CIVISA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.