SÃO JORGE

SÃO JORGE | Obra da Estrada Transversal é “um avanço no desenvolvimento” da ilha

431views


O deputado do PSD/Açores eleito por São Jorge, Paulo Silveira, considera que a obra da Estrada Transversal – uma via regional que liga o norte e o sul da ilha – “é um avanço no desenvolvimento local, que o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM vai levar a cabo, e cuja empreitada já foi consignada”.
 
“Trata-se da beneficiação de uma estrada que carecia, há muito, de uma intervenção profunda, sendo um investimento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), numa obra que é relevante para a economia e para os habitantes de São Jorge”, sublinha.
 
A intervenção agora consignada pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas representa um investimento global de 8,1 milhões de euros, com um prazo de execução de 730 dias, para “a melhoria das condições de acessibilidade e segurança rodoviária daquela importante e muito utilizada estrada, numa extensão de 13 quilómetros, entre a Urzelina e Santo António”, explica o parlamentar.
 
Paulo Silveira realça que “a estrada em causa é também essencial para o setor agrícola, pois serve de acesso a diversas explorações, e também vai ser vantajosa para o setor do Turismo, já que permite aceder às zonas mais altas da ilha e a diversos trilhos pedestres”.
 
O social-democrata também destaca “a importância estrutural da obra, uma intervenção que vai potenciar a criação de emprego e oportunidades de investimento, e que coloca o investimento público ao serviço da população, da ilha de São Jorge e dos Açores”.
 
Da intervenção constam “a reabilitação da estrada, com correção do traçado e estabilização de taludes, que vai diminuir distâncias e tempos de percurso na ligação entre a costa norte e a costa sul de São Jorge, permitindo um acesso mais rápido aos portos e ao aeroporto”, adianta.
 
“Será uma das obras com maior extensão dos 10 circuitos logísticos integrados no âmbito do PRR nos Açores, que conta com um pacote de 92 milhões de euros para o arquipélago, no que diz respeito aos investimentos na rede viária”, sublinha Paulo Silveira, recordando que “houve um grande esforço do Governo Regional na execução do PRR e na sua reprogramação, que resulta num reforço de cerca de 30 milhões de euros para a Região”.
 
“A rede viária é fundamental nas nossas ilhas, e a de São Jorge precisa de permanentes melhoramentos, pois é na sua maioria bastante antiga”, disse igualmente o deputado do PSD/Açores, acrescentando que o Plano de investimentos proposto da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas para São Jorge contempla, este ano, “cerca de 15 milhões de euros”.
 
Paulo Silveira vinca “a continuada negligência dos anteriores governos de maioria socialista, que deixaram a via em causa num elevado estado de degradação, não cuidando das respetivas manutenção e conservação”.
 
“Desde logo, a Coligação PSD/CDS/PPM assumiu aquela obra como uma prioridade, adequando o seu traçado às normas em vigor, num investimento que vem resolver um problema há muito denunciado pela população jorgense, e que os anteriores governos nunca quiseram resolver”, conclui.
 
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.