SÃO JORGE

SÃO JORGE | “Melhoria considerável” nos transportes reconhecida pela sociedade civil

434views

O presidente da Comissão Política de Ilha (CPI) de São Jorge do PSD/Açores, Paulo Silveira, afirmou hoje que a “melhoria considerável” nos transportes aéreos e marítimos para a ilha foi “reconhecida” pela sociedade civil, o que revela o “bom trabalho” do Governo Regional.

“A ilha de São Jorge registou, com este Governo, uma melhoria considerável nos transportes aéreos e marítimos. É o próprio Conselho de Ilha que o refere, ao destacar as melhores condições nos transportes aéreos e marítimos, há muito reivindicados por aquele órgão e pelos jorgenses. A sociedade civil de São Jorge reconhece o bom trabalho que o Governo da Coligação está a fazer”, afirmou.

O dirigente social-democrata, que falava na sequência da visita estatutária do Governo Regional à ilha, salientou o “maior aumento de sempre de lugares e voos em São Jorge”.

Atualmente a ilha conta com 28 ligações semanais, 14 das quais de São Miguel e outras 14 da Terceira.

“É um grande incremento, fundamental no que toca à mobilidade dos jorgenses, essencial também para o desenvolvimento económico. Uma medida há muito reclamada pelo setor empresarial”, frisou Paulo Silveira.

Paulo Silveira manifestou também satisfação com a operação da Atlânticoline em matéria de transporte marítimo diário de passageiros, destacando o lançamento da Linha Laranja – estreada em junho último –, que liga Velas a São Roque do Pico até setembro próximo.

“A criação da Linha Laranja é um momento histórico para a ilha de São Jorge e para o Triângulo”, disse.

O presidente da CPI de São Jorge enalteceu também as medidas adotadas no que toca à área da Saúde, designadamente a abertura de concurso para contratação de mais dois médicos e dois psicólogos para o Centro de Saúde da Calheta. Isto a par de dois terapeutas da fala para as Escolas Básicas e Secundárias das Velas e Calheta.

“As apostas do Governo Regional revelam bem a preocupação para com o bem-estar da população jorgense e a determinação que tem pautado a sua ação em diversas frentes”, sublinhou Paulo Silveira.
O presidente da CPI de São Jorge realçou ainda a forma “determinada” com que o Executivo “encontrou uma solução digna para o impasse herdado” no processo de remodelação do Centro de Saúde de Velas, tendo saudado o anúncio do Presidente do Governo de que a infraestrutura será ampliada e o termo da obra ocorrerá mais cedo que o previsto.

Outro empreendimento com “impacto significativo”, desta feita para o setor da lavoura, é a construção do novo Matadouro, cujo concurso público está a decorrer.

Trata-se de um investimento superior a 10 milhões de euros, terminando o prazo de entrega de propostas a 11 de agosto.

Paulo Silveira sublinhou igualmente “a boa solução encontrada pelo Governo da Coligação para a indústria conserveira Santa Catarina, salvaguardando os postos de trabalho”.

Para o dirigente social-democrata jorgense, a visita estatutária do Governo Regional “constituiu um momento importante junto das forças vivas da ilha, que expuseram diretamente os seus anseios e apresentaram propostas”.

Paulo Silveira salientou, por fim, “a forma clara e transparente como os membros do Governo responderam a todas as questões apresentadas no memorando do Conselho de Ilha de São Jorge”, finalizou.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.