SÃO JORGE

SÃO JORGE | Detenção de indivíduos, por tráfico de droga

1.3kviews

O Comando Regional dos Açores, através dos polícias da Esquadra de Velas, da Divisão Policial de Angra do Heroísmo, em estreita colaboração com as Esquadra da Calheta, Esquadra de Investigação Criminal de Angra do Heroísmo e a Esquadra da Praia da Vitória e o Grupo Operacional Cinotécnico da Força Destacada, da Unidade Especial de Polícia, desencadearam, no passado dia 9 de julho, uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes que permitiram a detenção, em flagrante delito, de quatro indivíduos, do sexo masculino, com idades entre os 24 e os 57 anos e um individuo, do sexo feminino, com 48 anos, pela suposta prática de crimes de tráfico de estupefacientes.

No decurso desta operação foram cumpridos dois mandados de detenção, fora de flagrante delito, três mandados de busca e apreensão domiciliários e dois mandados de busca não-domiciliários, no concelho de Velas e um mandado de busca domiciliária, no concelho da Praia da Vitória, emitidos pela Autoridade Judicial – DIAP dos Açores- Secção de Velas, que permitiram para além das detenções apreender cerca de 2202 doses individuais de Haxixe, 128 doses individuais de Cannabis Sativa L, prontas para consumo, uma quantia monetária de 3.636,06€, reproduções de arma de fogo e outras armas, bem como outros objetos relacionados com o tráfico.

A presente operação teve por base uma investigação concretizada pela Brigada de Investigação Criminal da Esquadra de Velas, a qual possibilitou recolher, ao longo de vários meses, diversos indícios que apontavam para um cenário de tráfico de droga desenvolvido maioritariamente no concelho de Velas.

De acordo com as diligências efetuadas, foi possível descortinar que a atividade criminosa tinha como principal centro de operações duas residências, localizadas nesta Vila, local onde se dirigiam um número significativo de consumidores unicamente com o propósito de adquirir produto estupefaciente.

Nas diligências de investigação, apurou-se a atividade de um grupo organizado constituído por dois suspeitos, que agiam em cooperação com dois indivíduos responsáveis pelo armazenamento do produto e ainda um terceiro indivíduo que efetuava o transporte do produto por via marítima até à ilha de São Jorge.

A PSP acredita que com esta Operação Policial desenvolvida foi possível desmantelar uma rede de tráfico de estupefacientes a operar no concelho de velas.

Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório Judicial no Tribunal Judicial de Velas, tendo sido decretada as medidas de coação de: termo de identidade e residência (2 detidos) e prisão preventiva (3 detidos).

Com mais esta ação, a Divisão Policial de Angra do Heroísmo pretende dar continuidade à estratégia de prevenção e combate à criminalidade, promovendo assim o aumento do sentimento de segurança da população e na senda da visão da PSP: uma polícia integral, humana, forte, coesa e ao serviço do cidadão

CR/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.