SÃO JORGE

SÃO JORGE | Deputada do PS/Açores, Isabel Teixeira, questiona Governo Regional sobre a situação epidemiológica na Ilha

689views

A deputada Isabel Teixeira, do Grupo Parlamentar do PS/Açores, entregou no Parlamento Açoriano um requerimento a solicitar esclarecimentos sobre a situação epidemiológica na ilha de São Jorge e sobre as medidas que o Governo está, ou vai, implementar. “Face ao aumento de casos na Ilha e aos surtos detetados nas escolas de são Jorge, importa saber o que está a ser feito e como pretende este Governo responder às necessidades e preocupações dos jorgenses”.

Isabel Teixeira, no requerimento entregue esta sexta-feira, questiona o executivo sobre: “Que medidas estão a ser adotadas para mitigar, a disseminação do vírus, junto da comunidade escolar jorgense e mais especificamente da EBS de Velas? Se o Governo Regional pretende efetuar uma testagem em massa junto da comunidade escolar, tal como requerido pela Associação de Pais e Encarregados da Educação da EBS de Velas? E quais as medidas preconizadas para os contactos próximos de casos positivos já identificados?”.

A deputada do PS/Açores sublinha a importância da população, de forma transparente e rigorosa, saber o que está a ser feito face “aos aumentos exponenciais de casos da pandemia COVID 19 na ilha de São Jorge, que à data de hoje, conta com 19 casos positivos ativos”.

Isabel Teixeira refere, ainda, os “surtos já detetados nas escolas, com especial incidência na EBS de Velas e na Escola Profissional da Ilha de São Jorge” que, recorda, levaram a “Associação de Pais e Encarregados de Educação da EBS de Velas, a requerer à Secretaria Regional da Educação e à Secretaria Regional da Saúde e do Desporto, a testagem em massa dos alunos daquela unidade orgânica, à semelhança do que já foi efetuado pela Escola Profissional de São Jorge”.

No entanto, lamenta “os pais ainda não obtiveram qualquer resposta por parte dos Secretários Regionais”. Para a parlamentar, é fundamental “manter o vírus longe das escolas, contribuindo assim para manter o vírus afastado da restante comunidade”.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Leave a Response

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.