VÍDEOS | REPORTAGENS

SANTO ANTÃO | Acartar lenha como nos velhos tempos. “Hoje é por ‘desporto’, antigamente era por necessidade”. (c/reportagem)

1.7kviews

Na Freguesia de Santo Antão, Ilha de São Jorge, Miguel, David e António Costa estiveram nestes últimos dias a carregar lenha como se fazia há vários anos atrás. No total foram várias carradas de lenha que foram transportadas. Cada um, dos envolvidos, levou a lenha para casa. Esta lenha irá servir para cozer pão, para churrasco e também para ajudar nos Jantares do Divino Espírito Santo. Depois de alguns dias a cortar a lenha e carregar nos carros de bois, houve nesta segunda-feira um churrasco para todos os envolvidos e que participaram neste convívio.

Por cá já não se acarta muita lenha, pois já não é muito usada como antigamente, mas esta foi uma forma de relembrar como á alguns anos era o dia-a-dia para poder cozer pão, aquecer água entre outras coisas. Hoje em dia dizem que “é um por “desporto”, antigamente era por necessidade” que faziam estes trabalhos no campo. Para alguns é bom ver o envolvimento dos mais jovens nestas tradições e ver a cultural de um povo Ilhéu que está preparado para o que vier. Está é a cultura de um povo que não esquece como cresceu, numa ilha de encantos e tradições únicas.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.