ÚLTIMAS

IL encontrou na Graciosa “estagnação económica, recessão social e estímulo à prática de irregularidades”

336views

O Deputado da Iniciativa Liberal no Parlamento dos Açores, Nuno Barata, suscitou, esta terça-feira, uma sessão de perguntas ao Governo Regional sobre o desenvolvimento futuro da ilha Graciosa, onde abordou temáticas relativas ao desenvolvimento económico e social, transportes e acessibilidades, investimentos públicos relevantes e parcerias estratégicas.

Considerando que “a IL vai continuar a realizar visitas que percorrem todas as 156 freguesias e todos os 19 concelhos dos Açores”, o parlamentar liberal, que visitou a Graciosa durante 3 dias, diz ter “encontrado estagnação económica, recessão social e estímulo à prática de irregularidades e até ilegalidades que não se compadecem com as boas práticas que se pretendem para contribuir para o desenvolvimento sustentável da ilha”.

“Pretendemos contribuir para o debate e resolução de problemas estruturais que afetam o normal desenvolvimento de cada uma das nossas parcelas, prejudicando assim, o profícuo e desejável desenvolvimento harmónico da Região. Neste sentido, realizei, no passado mês de março, uma visita oficial à ilha Graciosa. Reuni com todos os autarcas, com a maioria dos setores de atividade económico, com parceiros sociais e entidades públicas prestadoras de serviços essenciais às populações”, afirmou Nuno Barata. 

Das perguntas, quase todas respondidas esclarecedoramente, o Deputado da IL falou sobre as Termas do Carapacho, sobre os impactos sociais para a ilha do fim dos chamados programas ocupacionais, da implementação de medidas para promover a fixação de jovens e combater o despovoamento e o envelhecimento populacional da Graciosa, sobre a política de transportes aéreos e marítimos de passageiros e mercadorias, a estratégia turística definida pelo Governo Regional, em parceria com os demais stakeholders do setor, para garantir o combate à sazonalidade turística da ilha, do futuro da prometida e não cumprida construção da Marina da Barra.

O tempo global definido para esta sessão de perguntas era de 3 horas que se esgotou sem que tivesse sido possível ao parlamentar liberal colocar todas as questões que tinha preparado para ajudar a esclarecer problemas conjunturais e estruturais detetados na ilha Graciosa.

IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.