ÚLTIMAS

SANTA MARIA | Vasco Cordeiro – PS tem um projeto de futuro para o desenvolvimento dos Açores

424views

Vasco Cordeiro salientou que o PS/Açores “tem um projeto de futuro e um sentido estratégico bem definido para o desenvolvimento dos Açores”, ao contrário do Governo da coligação de direita, cuja “falta de visão e a navegação à vista já estão a perigar a coesão e o desenvolvimento económico da Região”.

O Presidente do PS/Açores e líder parlamentar do PS falava em Santa Maria, na abertura das jornadas parlamentares que decorrem ao longo desta semana, naquela ilha.

“Queremos uma Região mais qualificada, mais inovadora, economicamente mais diversificada, em que a inovação e o empreendedorismo sejam pedras basilares do desenvolvimento, mas também uma Região mais justa e mais solidária, combatendo a pobreza e a exclusão social com uma abordagem estruturada e coerente”, explicou Vasco Cordeiro.

O Presidente do PS/Açores evidenciou as contradições deste Governo na área dos transportes marítimos, exemplificando com o recente anúncio de que a Região vai gastar 25 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para construir 2 navios elétricos, colocando os atuais navios que prestam serviço no triângulo ao serviço de outras rotas como São Miguel-Santa Maria.

“Ninguém está contra a construção de navios elétricos, nem contra o transporte marítimo de passageiros entre São Miguel e Santa Maria, como sempre defendemos, mas estranhamos que a Secretária Regional dos Transportes contrate a realização de estudos para um modelo de transportes marítimos de mercadorias e passageiros, dos quais não se conhecem ainda conclusões”, salientou.

“Entretanto o Secretário Regional das Finanças já anunciou a construção de navios elétricos e a utilização dos atuais navios do triângulo noutras rotas, quando a Secretária Regional dos Transportes dizia que os navios elétricos não serviam para o mar dos Açores. Mas estes dois governantes não se falam?”, questionou Vasco Cordeiro, que apontou que este Governo está “sem Rei, nem roque”.

Vasco Cordeiro lembrou que com a classificação de segurança que os atuais navios têm, não podem operar rotas como São Miguel-Terceira, deixando assim as ligações entre os vários grupos de ilhas de fora do aproveitamento de fundos para fomentar um verdadeiro mercado interno.

Vasco Cordeiro detalhou que se o PS constituísse o Governo Regional agora “investiria estes 25 milhões de euros numa reforma profunda e estrutural dos transportes terrestres coletivos de passageiros nas ilhas, alinhada na mobilidade elétrica”, tornando estes transportes “mais eficientes e de melhor serviço aos Açorianos”.

“Os Açores precisam de uma governação com sentido estratégico, de um Governo que saiba para onde quer que os Açores caminhem e que dê resposta aos problemas reais dos Açorianos”, defendeu Vasco Cordeiro.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.