REGIONAL

SANTA MARIA | Serviços de telecomunicações devem estar ao nível do restante território nacional, defende João Vasco Costa

356views

João Vasco Costa defendeu, esta quinta-feira, que os serviços de telecomunicações em Santa Maria devem estar ao nível do restante território nacional, através do reforço com infraestruturas modernas, que venham substituir aquelas que estão em uso e que já não dão respostas capazes.

O deputado socialista falava na cidade da Horta, na discussão da petição “Por uma cobertura global de rede móvel e serviço de fibra ótica residencial em Santa Maria”, subscrita por cerca de 400 pessoas e cujo primeiro subscritor é Marco Braga Carvalho.

João Vasco Costa saudou a iniciativa cidadã dos peticionários e considerou que “o problema que existia está minimizado, embora não esteja completamente resolvido”.

“A confirmar aquilo que foi dito pela Altice sobre a instalação de duas novas antenas, prevemos que esses problemas e constrangimentos que existiam possam vir a ser reduzidos ao máximo”, realçou o socialista eleito por Santa Maria.

Os peticionários exigem o acesso a uma internet de alta velocidade em toda a ilha e uma cobertura integral de rede móvel para voz e dados, sem falhas, designadamente nas freguesias de Santa Bárbara, São Pedro e Santo Espírito.

O parlamentar do PS explicou que os constrangimentos existentes numa ilha como Santa Maria devem-se à orografia e à distância entre as antenas e as freguesias mais afetadas, lamentando que, em comissão parlamentar, tenhamos assistido a um “jogo do empurra, entre o Presidente da ANACOM e a Secretária Regional com a tutela das telecomunicações”.

“Empurrar responsabilidades de um lado ou para o outro pouco ajudará a resolver este problema. Sabemos e compreendemos que existem dificuldades, que são aceitáveis e compreensíveis, e o que esperemos é que a visão do Governo Regional em relação às telecomunicações seja uma visão de proporcionar uma acessibilidade condigna em todas as ilhas dos Açores”, finalizou o deputado do PS/Açores, João Vasco Costa.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.