ÚLTIMAS

ATUALIDADE | ACIP desenvolve ações promocionais de produtos ‘Marca Açores’ na ilha da Madeira

481views

De 10 a 13 dezembro, a Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico (ACIP), em parceria com o Governo regional dos Açores e com a Casa dos Açores na Madeira, desenvolveu uma série de iniciativas promocionais de produtos ‘Marca Açores’, com especial relevo para os vinhos certificados.

O mercado Madeira, um destino turístico ímpar, com hotelaria e restauração de referência mundial, é estratégico para a valorização destes produtos, principalmente  se considerarmos a sua fraca distribuição na região da Madeira visando potenciar as sinergias comerciais, estreitando laços entre as duas regiões insulares.

O arranque desta ação promocional deu-se simbolicamente na Casa dos Açores da Madeira, num momento institucional com a presença do Presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, e, em representação do Presidente do Governo dos Açores, o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, entre outras entidades convidadas.

O momento alto desta iniciativa deu-se na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (EPHTM), com a produção de mais uma edição do ‘Pico Invites’, um jantar vínico produzido com produtos dos Açores. Nesta edição, a ACIP fez-se acompanhar pela chefe picoense Ana Sofia Dutra que, juntamente com alunos da EPHTM, serviu um jantar de quatro pratos emparelhados com vinhos do Pico.

Previamente cada produtor teve a oportunidade de apresentar aos presentes os seus projetos e produtos. A terminar o evento houve um momento musical com Fortunato Garcia e Roberto Lino com interpretação de música açoriana acompanhado de licores e aguardentes da ilha montanha.

No jantar marcaram presença cerca de sessenta convidados, onde se destacam o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Madeira, José Humberto Vasconcelos, em representação do Presidente do Governo Regional da Madeira, e o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, em representação do Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro. Há ainda a destacar a presença do diretor executivo da Associação Açoriana de Formação Turística e Hoteleira, Rui Bettencourt, de representantes das Câmaras Municipais do Funchal, São Roque e Madalena do Pico, Casa dos Açores na Madeira, Associação Comercial e Industrial do Funchal, Invest in Madeira, diversos distribuidores e outros convidados. 

Para a realização deste evento, a ACIP contou com o apoio dos produtores ‘Adega de Santana’, ‘Picowines – Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico’, ‘Curral Atlântis’, ‘Adega Czar”, ‘Entre Pedras’ e ‘Tito’s Adega’, bem como da ‘Ilhas de Mel’, Peixaria ‘Picoceano, ‘Prado Atlântico’, ‘Confraria do Queijo de São Jorge’ e ‘Salsiçor’.

Completando esta iniciativa nos dias 11 e 12 os vinhos do Pico estiveram à disposição, para prova e compra, na barraca ‘Marca Açores’ do mercado de Natal do Funchal, tendo como convidados a Confraria do Queijo de São Jorge.

Recorde-se que no passado a iniciativa “Pico Invites” visitou locais como a ilha de São Miguel e Terceira, Bombarral, Porto e Lisboa, com especial destaque para o evento no Estádio da Luz. 

A ACIP deixa um agradecimento à Casa dos Açores na Madeira, aos Governos Regionais dos Açores e da Madeira, pela forma como prestigiou o evento, estando presente na abertura e no jantar vínico e um agradecimento final aos produtores e a todos os parceiros e colaboradores na realização deste evento.

ACIP/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.