ÚLTIMAS

SANTA MARIA | Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas identifica nova população de Euphorbia stygiana subsp. santamariae

© Governo dos Açores
560views

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, anunciou, no âmbito do Encontro Regional de Vigilantes da Natureza, que decorreu na ilha de Santa Maria, entre 31 de junho e 2 de agosto, a descoberta de uma nova população da subespécie endémica rara denominada Euphorbia stygiana subsp. santamariae, mais conhecida por Trovisco-macho.

Na sequência da visita ao local de residência desta planta endémica açoriana, Alonso Miguel explicou que “a suspeita da existência de uma pequena colónia de Euphorbia stygiana subsp. santamariae na Baía do Cura surgiu em resultado de uma visita de barco à volta da ilha, no âmbito do censo de garajaus, realizado pelo Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas de Santa Maria, em que a Vigilante da Natureza Diana Braga observou os espécimes que aparentavam pertencer à espécie”.  

“Tendo em conta que a zona é acessível apenas por via marítima, uma equipa do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas deslocou-se ao local, na costa leste da ilha, na última semana de julho, tendo sido possível confirmar que se tratavam de exemplares daquela subespécie” referiu o Secretário Regional, acrescentando que “numa primeira observação, estima-se que esta população seja constituída por cerca de 20 indivíduos, localizados em plena Área Protegida para Gestão de Habitats e Espécies da Baía do Cura, integrada no Parque Natural de ilha de Santa Maria”.

O responsável pela tutela do Ambiente considera que “dada a orografia do local e a dificuldade no acesso, a realização de trabalhos de caraterização e conservação desta nova população reveste-se de uma especial complexidade, mas, ainda assim, haverá, seguramente, capacidade para proceder à recolha de sementes de alguns indivíduos para sua propagação em viveiro, no sentido de viabilizar posteriores plantações de reforço, no âmbito da ação C3.2 (Conservação in-situ) do projeto LIFE IP AZORES NATURA”.

“Para além da Euphorbia stygiana subsp. santamariae, foram ainda observados exemplares de diversas outras espécies endémicas e autóctones, tais como a Ammi seubertianum, a Azorina vidalii, a Spergularia azorica, a Festuca petraea, o Hypericum foliosum, a Euphorbia azorica, a Tolpis succulenta, a Plantago coronopus e o Limonium vulgare, suspeitando-se ainda da presença da Aichryson santamariensis, cuja confirmação será realizada numa próxima deslocação a este local, que se revela, assim, como um importante reduto do habitat 1250 – falésias com flora endémica das costas macaronésicas, segundo a Diretiva Habitats”, revelou.

Até ao momento desta descoberta, apenas era conhecida uma única população de Euphorbia stygiana subsp. santamariae em meio natural, composta por cerca de 71 exemplares.

Alonso Miguel sublinhou ainda que “a Euphorbia stygiana subsp. santamariae  já foi alvo de diversos esforços de conservação, no âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA, sendo que a recente descoberta, que reforça significativamente o número de indivíduos conhecidos, vem trazer uma renovada esperança para este importante desígnio de assegurar a manutenção desta espécie rara e protegida, valorizando e dignificando a nossa biodiversidade e património natural da Região, em geral, e de Santa Maria, em particular”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.