ÚLTIMAS

SANTA MARIA | Município de Vila do Porto e de Alenquer estreitam relações em torno do Espírito Santo

432views

O Executivo Municipal recebeu o Vice-Presidente do Município de Alenquer, no âmbito de uma visita à ilha de Santa Maria, com o foco de aproximar os dois concelhos por via tradição do Espírito Santo.

Recebido numa sessão de cumprimentos pelo Executivo Municipal, este foi o momento para se estreitar uma parceria em torno das Festas do Espírito Santo, um culto que se assume como um dos traços principais da açorianidade, mas também um elemento central de Alenquer, local caracterizado pela implementação destas celebrações, há mais de 700 anos, pela Rainha Santa Isabel e pelo Rei D. Dinis.

Segundo a Presidente do Município, “este é um momento de partilhar as particularidades do património cultural imaterial tão semelhante com Alenquer, o que nos motiva a trabalhar em conjunto”.

Durante a visita à ilha de Santa Maria, existiram contactos com pessoas ligadas a estas tradições, nomeadamente ao Império da Trindade, à confeção do pão para as festas, aos copeiros e aos foliões que, em Santa Maria, diferem das restantes ilhas.

Foram ainda feitas visitas às vinhas da Maia e de São Lourenço e servidas sopas na copeira dos Milagres com atuação dos tradicionais foliões.

Na ocasião, o Vice-Presidente do Município destacou a importância de se manter o cantar à folia, num momento único que juntou as várias folias existentes em Santa Maria.

Note-se que os Impérios do Espírito Santo são a festa mais popular e genuína que se pode encontrar em Santa Maria, sendo as suas singularidades os foliões e a sopas, que se destacam das restantes ilhas pela sua simplicidade e originalidade, cuja festa que envolve este prato é de acesso gratuito e geral a toda a comunidade.

CMVP/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.