ÚLTIMAS

SANTA MARIA | Matadouro com autómato para melhorar gestão e controlo da instalação frigorifica da unidade de abate

| Foto: SRADR |
487views

A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural adquiriu um autómato para o Matadouro de Santa Maria que vai permitir melhorar significativamente a gestão e controlo da instalação frigorifica da unidade de abate.

Este investimento, no valor de 49 mil euros, tem como finalidade investir na melhoria do sistema de frio, sendo que estão a ser planeados e programados outros investimentos, onde se inclui a ampliação da sala de desmancha e a sua individualização.

O Matadouro de Santa Maria, desempenha um papel de primordial importância, no desenvolvimento do setor da carne naquela ilha, realçando-se para o efeito, a evolução positiva da exportação de carcaças, que ao longo dos últimos cinco anos registou um crescimento de 207%.

Ciente importância do setor, o Governo dos Açores promove constantes investimentos na Rede Regional de Abate, o que revela a importância conferida a estas estruturas para que garantam uma cabal resposta às necessidades dos seus usuários, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento e consolidação da fileira da carne no contexto económico regional.

Para 2022, o Executivo Açoriano prevê um investimento na fileira da carne de 11,1 milhões de euros, onde se inclui a construção do matadouro de São Jorge, a ampliação do matadouro do Pico e investimentos no matadouro de São Miguel.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.