REGIONAL

SANTA MARIA | Governo dos Açores investiu nos primeiros seis meses do ano, 100 mil euros em reparação e manutenção de caminhos florestais

| Fotos: SRADR
274views

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou em Santa Maria que no primeiro semestre deste ano já foram investidos na ilha, em reparação e manutenção de caminhos florestais, cerca de 100 mil euros, abordando ainda um grande investimento neste campo.

“Vamos iniciar este mês a obra de pavimentação do Caminho Pias da Junça, com cerca de 1,2 quilómetros, num valor de cerca de 200 mil euros”, adiantou.

António Ventura falava na inauguração da beneficiação e pavimentação do Caminho Rural Picos Forno na ilha de Santa Maria, que consistiu na pavimentação de 1.578 metros em massa asfáltica a frio, num perfil transversal médio de três metros.

“Estamos assim a investir em vias de circulação de multiutilização pública, desde logo, na vertente da agropecuária, mas também de âmbito turístico e de lazer”, frisou o governante, acrescentando que este tipo de intervenção serve “para uma maior facilidade de mobilidade dos agricultores, tendo em conta a dispersão parcelar dos Açores, o que, para além de reduzir os custos de produção, permite também manter a identidade açoriana histórica e cultural da sua agricultura como elemento de diferenciação da ruralidade no Mundo”.

Procedeu-se também ao melhoramento significativo do sistema de drenagem existente, através da execução de 283 metros de valetas em betão, caleiras e seus respetivos sistemas de descarga.

Na ocasião, o Diretor Regional dos Recursos Florestais, Filipe Tavares, disse ser “sempre muito importante apostar num bom sistema de drenagem, pois tendo em conta a orografia e as condições climatéricas dos Açores, é necessário garantir uma boa drenagem para garantir a longevidade e sucesso desta via”.

Esta beneficiação foi objeto de uma candidatura ao Programa PRORURAL+, SUBMEDIDA 4.3.1, que permitirá à Região reaver 85% do investimento efetuado na aquisição dos materiais.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.