ÚLTIMAS

SANTA MARIA | Deputados do PS congratulam-se com investimento no Centro de Controlo Oceânico

699views

Os deputados do PS/Açores à Assembleia da República congratularam-se com o investimento da NAV Portugal no Centro Oceânico de Santa Maria, um investimento de 5,2 milhões de euros que conforme salientam, “se traduz num conjunto de melhorias tecnológicas e de comunicações de tráfego aéreo”, e que reforça também “a centralidade geoestratégica do Centro Oceânico”.

De acordo com João Castro, “estamos na presença de um projeto notável, de um investimento elevado que agora se concretiza, num calendário de investimentos para os próximos anos na ordem dos 30 milhões de euros, que reafirma a ilha de Santa Maria e os Açores no contexto nacional e internacional”.

Com mais de 100 profissionais qualificados a trabalhar no Centro, o Socialista destaca serem mais de cinco milhões de quilómetros quadrados de espaço aéreo do Atlântico Norte que são controlados pela NAV, a partir de Santa Maria, demonstrando assim a importância do investimento na remodelação total da nova sala de operações, que inclui uma nova plataforma para a gestão do tráfego e sistemas de comunicações e de receção e emissão de alta frequência.

Para o Socialista, este investimento representa ainda o renovar do compromisso com a Região e com a ilha de Santa Maria, relembrando, nessa medida, terem sido investidos, ao longo das últimas duas décadas, “perto de 73 milhões de euros em equipamentos e instalações.

Segundo o Socialista, este conjunto de investimentos reflete “a forte aposta da NAV na operação que desempenha a partir dos Açores”, assinalando que, para além do Centro de Controlo Oceânico, detém as Torres de Controlo de Santa Maria, São Miguel, Horta e Flores.

“O Governo de Portugal, e a empresa NAV, estão de parabéns pela concretização deste conjunto de investimentos, numa visão integrada do território, que reafirma a vantagem clara do posicionamento geográfico e estratégico dos Açores”, destacou o deputado do PS/Açores, João Castro.

PS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.