ÚLTIMAS

ATUALIDADE | José Manuel Bolieiro salienta “riquíssimo manancial de propostas concretas” que Regiões Ultraperiféricas (RUP) vão apresentar à UE

| Fotos: MM
579views

O Presidente do Governo Regional dos Açores e atual Presidente da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas (CPRUP), José Manuel Bolieiro, destacou hoje as “propostas concretas” apresentadas por estes territórios à União Europeia (UE) na reunião que decorre até sexta-feira em Ponta Delgada.

“Acabámos de adotar uma importante declaração final, e o documento que lhe está anexo contém um riquíssimo manancial de propostas concretas, devidamente estruturado em capítulos temáticos. A serem adotadas, como esperamos, pela UE, estas propostas serão capazes de assegurar a recuperação das nossas economias e das nossas sociedades neste admirável mundo novo, pós-pandemia, esperamos, em que nos é dado viver”, declarou hoje José Manuel Bolieiro.

O governante falava na sessão de encerramento da sessão interna da XXVI Conferência dos Presidentes das RUP, que entre hoje e sexta-feira decorre nos Açores, região que passará a presidência da entidade à Martinica.

José Manuel Bolieiro advogou ser necessário as RUP, que são, “por vocação, Europa, por inteiro”, estarem na “linha da frente” no que diz respeito aos “grandes desafios do atual quadro de programação, incluindo aqueles que se reportam à transição digital, à descarbonização e ao cumprimento dos objetivos recentemente adotados na Cimeira Social do Porto”.

“Congratulando-me com o trabalho que conseguimos desenvolver hoje, permaneço confiante, plenamente confiante, nas nossas capacidades de trabalho futuras, começando já amanhã, na nossa importante sessão de parceria com as nossas autoridades nacionais e com as autoridades europeias que nos honram com a sua participação”, acrescentou ainda o Presidente da CPRUP.

Nota relacionada: Declaração final da XXVI Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.