REGIÃO | Vice-Presidência do Governo adjudica empreitada de construção do empreendimento habitacional multifamiliar dos Foros
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Habitação, informa que a empreitada de construção do empreendimento habitacional multifamiliar dos Foros, em Vila Franca do Campo, já foi adjudicada à firma Caetano e Medeiros – Sociedade de Construção Imobiliária, LDA pelo valor de €2.141.569,23, ao qual se acresce o IVA em vigor.
Com prazo de execução previsto de 540 dias, este investimento será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), permitindo disponibilizar 23 novos fogos habitacionais.
No ato de adjudicação, Artur Lima, Vice-Presidente do Governo, recordou os longos anos de inoperância que incidiram sobre este empreendimento à entrada de Vila Franca do Campo.
“Em julho de 2020, nas vésperas das eleições regionais desse ano, a então Secretária Regional da Solidariedade Social, anunciou a compra do empreendimento e o início da obra em agosto. Os anúncios foram muitos, mas todos sem concretização”, realçou.
O XIII Governo dos Açores quando assumiu funções concluiu que a locação financeira contratualizada não garantia os melhores interesses da Região e avançou para a aquisição antecipada, junto do Banco BPI, S.A pelo valor de um milhão e sessenta e um mil euros em janeiro de 2022.
Artur Lima sublinhou, a este propósito, a “evidente dedicação da Vice-Presidência e da Direção Regional da Habitação em avançar com soluções práticas e objetivas com vista ao reforço da oferta habitacional”, com “foco particular na modalidade de arrendamento com opção de compra, sem esquecer os mais frágeis e aqueles que, sem os necessários apoios públicos, não conseguiriam aceder a uma habitação própria”.
“Não nos guiamos pela ideologia e pelos anúncios sem concretização. Concretizamos e vamos continuar a concretizar”, afirmou.
Ao abrigo do investimento previsto no PRR a Vice-Presidência do Governo Regional, através da Direção Regional da Habitação, já lançou a concurso público mais de 150 reabilitações e cerca de 50 novas construções.
Até ao final do ano, prevê-se que possam ser lançados procedimentos concursais para a construção de mais 124 novas habitações e de mais de 100 reabilitações de moradias do parque público da Região Autónoma dos Açores, assim como três novas empreitadas para a construção de infraestruturas e três novos loteamentos dos Fenais da Luz, Ribeira das Tainhas e Feteiras.
GRA/RÁDIOILHÉU