REGIÃO | ‘Task Force’ da Madeira e equipa Açores disponíveis para colaborar no combate às dependências
Teve já lugar a segunda reunião da ‘Task Force’ para a luta contra as drogas sintéticas.
Com periodicidade mensal prevista, o grupo de trabalho reuniu-se desta vez na Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel.
A reunião foi presidida pela Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, tendo estado presente também o Diretor Regional de Prevenção e Combate às Dependências, Pedro Fins.
É de salientar que, a convite da ‘Task Force’ da Madeira, Pedro Fins participou já numa reunião do grupo de trabalho do arquipélago madeirense, sendo certo que há espaço para sinergias, partilha de informação e contributos que sejam considerados úteis a ambas as regiões.
“Nesta fase inicial, e atendendo à dimensão do problema, estamos, antes de mais, focados em continuar a ouvir todos os parceiros e hoje discutimos a importância de um diagnóstico real, assim como a necessidade de intervir preventivamente, após identificação do risco. Enquanto não chegarmos a esse patamar é prematuro estar a divulgar medidas”, sublinhou a Secretária da Saúde e Desporto.
Mónica Seidi falou ainda da importância “do conhecimento do público-alvo”.
“Temos de conhecer bem, de saber bem quem são as pessoas que queremos ajudar, pelo que acho fundamental fazermos a escolha acertada das perguntas que queremos fazer, dos dados que têm de ser colhidos e do cuidado e rigor com que tem de ser tratados”, sublinhou.
A criação de um observatório das dependências na Região é uma das principais questões colocadas neste momento, uma entidade como acontece a nível europeu que faça uma análise “de forma dinâmica e contínua, que identifique necessidades e dificuldades, e que vá colhendo as variáveis de modo que possa ter sempre dados atualizados e se torne uma ferramenta útil”, acrescentou ainda a governante.
GRA/RÁDIOILHÉU