ÚLTIMAS

REGIÃO | “Secretário Regional das Pescas ignora os pescadores Graciosenses”

494views

Os Deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral da Ilha Graciosa, lamentam, mais uma vez, a total indiferença do Governo pelos problemas que ele próprio criou no Porto de Pescas da Praia da Graciosa.

Os parlamentares acusam o titular da pasta das pescas de desrespeitar os pescadores, armadores e comerciantes de pescado Graciosenses pela forma como ignora sistematicamente os problemas já, por várias vezes, denunciados.

O descontrole continua, apesar do Secretário Regional ter vindo à Graciosa sem trazer qualquer solução que satisfaça os pescadores, armadores e comerciantes, passando as responsabilidades sempre para terceiros, tentando disfarçar a sua inaptidão para resolver o que tem e deve ser resolvido.

O Porto de Pescas da Praia da Graciosa continua como estava, ou seja, com embarcações de outras ilhas que, para além da enorme pressão sobre os recursos, fazem descargas que entopem os canais de distribuição, fazendo baixar o preço da primeira venda aos pescadores deste porto de armamento.

Parece que o Secretário Regional do Mar e Pescas afinal não percebeu, ou então não quer perceber, o que se está a passar naquele porto e, com esta indiferença preocupante, prefere compactuar com métodos dúbios que estão a influenciar negativamente um sector que primava por ser exemplar na exploração dos recursos, onde se destaca a aplicação de técnicas menos predadoras, como o uso generalizado da linha de mão e o aumento voluntário dos tamanhos mínimos.

Este é o reflexo da completa ausência de rumo de um departamento que demonstra, cada vez mais, incompetência e insensibilidade perante problemas que devem ser resolvidos e não empurrados para a frente.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.