ÚLTIMAS

AÇORES | Berta Cabral realça importância da transição energética para potenciar uma base atlântica de cruzeiros

© Governo dos Açores
521views

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, defendeu na quinta-feira a necessidade e a oportunidade de se criar uma base/plataforma de cruzeiros no Atlântico, aproveitando o processo de transição energética, evolução tecnológica e otimização das operações.

“Devemos caminhar neste sentido, tanto mais que a Portos dos Açores é já associada da Cruise Lines International Association (CLIA) e tem condições para impulsionar e participar num projeto desta natureza”, afirmou Berta Cabral.

A governante falava aos jornalistas precisamente após uma audiência com os responsáveis máximos da CLIA na Europa, Nikos Mertzanidis, e em Portugal, Eduardo Cabrita.

Com a existência de uma base de cruzeiros no Atlântico, abrangendo os Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, cria-se uma nova “centralidade de cruzeiros, fazendo aqui o turn around, criando mais valias para as economias destes arquipélagos. Desta forma, os portos do Atlântico deixarão de ser apenas portos de passagem e passarão a ser destino de cruzeiros”, sublinhou.

Para a Secretária Regional, é importante compreender a importância e a inevitabilidade da transição energética, sabendo superar os desafios que surgem, mas também capitalizando as oportunidades que se perspetivam.

“O setor de navios de cruzeiro está na linha de frente do investimento em neutralidade carbónica e em inovação tecnológica e, por isso, acreditamos que podemos trabalhar juntos para novas oportunidades num futuro próximo”, explicou. 

“Aliás, este é um setor pioneiro em testes e em utilização de combustíveis inovadores, baterias e células de combustível, sistemas de triagem de resíduos, tratamento de águas e otimização energética. Nos próximos horizontes definidos pela União Europeia, em particular no período 2030-2050, e até antes disso, existirão alterações paradigmáticas que importa não ignorar”, concluiu.

A governante referiu que o grande sucesso do turismo nos Açores, que tem batido todos os recordes em todos os indicadores, criando mais emprego, mais oportunidades para empresas e para os investidores e mais riqueza para nossa economia, também se deve ao turismo de cruzeiros, “muito importante para vencer a sazonalidade nos Açores”.

Segundo adiantou a Secretária Regional da tutela, “o crescimento do turismo de cruzeiros nos Açores, enquadra-se numa estratégia criteriosamente estruturada pela Portos dos Açores, tendo como alvo os navios mais pequenos e mais sustentáveis, de expedição e turismo de aventura, utilizando tendencialmente energias não fosseis enquanto estão atracados nos portos”.

Para Berta Cabral, os navios mais pequenos trazem menos passageiros, mas é preciso ter em conta que “estes passageiros têm um perfil diferente e representam maior valor acrescentado para o comércio local e para o próprio destino”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.