REGIONAL

REGIÃO | SATA regista recorde diário de passageiros

FOTO: Marciano Veiga;
160views

A frota das companhias do Grupo SATA transportaram, no passado sábado, 13 de agosto, 10.961 pessoas, o que constitui um novo recorde diário de transporte de passageiros.

Numa nota de imprensa, o Grupo SATA refere que “ao todo, no conjunto da operação das duas companhias aéreas, foram transportados quase 11 mil passageiros, mais precisamente 10.961, número nunca antes alcançado num só dia de operação tendo a SATA-Air Açores transportado 4.801 passageiros e a Azores Airlines 6.160 passageiros”.

Segundo o comunicado da transportadora aérea regional, os registos históricos da atividade “nunca antes haviam assinalado um dia com tanta afluência, o que resultou numa operação intensa tendo em conta a dimensão das companhias aéreas, a reforçar o que tem sido o verão de 2022 nos Açores, quer nas viagens de e para o arquipélago ou no interior do mesmo”.

As viagens realizadas no passado sábado contaram com passageiros provenientes de 13 destinos: Ponta Delgada, Pico, Horta, Terceira, Lisboa, Porto, Funchal, Porto Santo, Cabo Verde, Nova Iorque, Boston, Toronto e Paris.

Recorde-se que as companhias aéreas que integram o grupo SATA atingiram, em 31 de julho, um milhão de passageiros transportados, dez semanas mais cedo do que em 2021 e dias antes do ocorrido em 2019.

Por outro lado, o Grupo SATA também já tinha revelado que obteve, no primeiro semestre deste ano, receitas consolidadas de 107,9 milhões de euros, um crescimento de 51,4% em relação ao mesmo período de 2021 e de 15,2% em relação ao mesmo período de 2019.

De acordo com a transportadora aérea açoriana, esse valor “passa a constituir o melhor primeiro semestre em termos de receita desde que há registos consolidados”.

Nesse âmbito, a SATA realça que os números assinalam “a recuperação do tráfego pós-pandemia” de covid-19 e, por consequência, a “recuperação da atividade turística, fundamental para a Região Autónoma dos Açores”.

Recorde-se que as contas do Grupo SATA têm registado nos últimos anos resultados negativos e o montante da dívida aumentado.

Tendo em conta a recuperação da SATA, a Comissão Europeia aprovou, em junho deste ano, um plano de restruturação da transportadora aérea regional que prevê a atribuição de ajudas estatais no montante de 453 milhões de euros.

O mesmo plano de reestruturação determina que a SATA terá de alienar aos privados 51% do capital social da Azores Airlines e deixar de assegurar o serviço de “handling” nos aeroportos açorianos.

DIÁRIOINSULAR/RÁDIOILHÉU

Leave a Response

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.