ÚLTIMAS

REGIÃO | “Redução das tarifas de eletricidade nos Açores beneficiam das medidas de política energética da República”

508views

Francisco César congratulou-se com a redução, a partir do dia 1 de julho, dos preços das tarifas da eletricidade nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, uma diminuição que resulta “das medidas de política energética implementadas nos últimos meses pelo Governo da República do Partido Socialista”.

Assinalando a persistência em conter o aumento do preço da eletricidade, o deputado do PS/Açores destacou que o funcionamento do mecanismo ibérico tem travado, de forma consistente, “o custo do gás no mercado ibérico e, por essa via, o custo da produção de eletricidade”, reforçando, a esse propósito, ter sido o Governo da República do Partido Socialista o responsável pela “injeção de muitos milhões de euros que permitiu que o preço do mercado regulado seja o mais baixo possível”.

“É evidente que apesar de todo este esforço o estabelecimento do preço final da eletricidade também depende do custo da energia no mercado internacional, cujo acompanhamento é feito de forma permanente, mas sem qualquer capacidade de influência por parte do Governo português”, realçou o parlamentar.

Assim, e face ao esforço desenvolvido pelo Governo da República ao longo dos últimos meses, foi agora possível assegurar uma diminuição na tarifa da eletricidade, da qual, também os Açores irão beneficiar.

“A partir de julho, e de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a tarifa de eletricidade irá baixar 18,7% para média tensão, 20,4% para baixa tensão especial e 1,9% para baixa tensão normal, valores que irão permitir, além de um alívio aos Açorianos face ao comportamento da inflação, também a disponibilidade de um maior rendimento e o reforço da competitividade das empresas nas Regiões Autónomas”, assegurou o Vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República.

PS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.