AGENDA

LAGOA | Agenda. Governo dos Açores promove seminário “Democracia e Participação dos Jovens”

© Governo dos Açores | Foto: SRJQPE
490views

A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, promove o seminário “Democracia e Participação dos Jovens”, na próxima terça-feira, dia 27 de junho, no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa.

 O evento está integrado nos trabalhos de auscultação e reflexão para a definição dos objetivos operacionais do Plano Regional para a Literacia e Participação Democrática – DemocraciAZ, uma iniciativa do Governo dos Açores que pretende ser um instrumento multinível, transdisciplinar e interdepartamental para a promoção de exercício mais ativo da cidadania dos jovens açorianos.

A conferência de abertura do Seminário contará com a participação do antigo presidente do Governo dos Açores, João Bosco Mota Amaral, sobre a temática “Os (Novos) Pilares da Democracia”, e de Diana Duarte, autora e apresentadora do programa “A Minha Geração” (Antena 3 e RTP 3), subordinada ao tema “Democracia 2.0”, através da qual abordará as novas formas de participação democrática.

No programa do encontro está incluído ainda o debate “Os desafios da Participação para os Jovens”, dedicado à temática da participação dos jovens no processo democrático e na vida cívica, bem como as novas formas de participação dos jovens, incluindo os meios digitais, a desinformação e as ‘fake news’.

 O debate, moderado por Dulce Bradford, Jornalista da RTP-Açores, contará com um painel diversificado, composto por Elias Pereira, advogado e comentador político; Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande; Sofia Botelho, voluntária e ativista, coorganizadora do festival Walk&Talk; Linda Luz, jornalista da Antena 1/Açores; e Sebastião Silva, porta-voz dos Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens – Ensino secundário/Profissional – edição 2022/2023.

Durante o Seminário será também apresentado o projeto “Brigadas da Cidadania”, promovido pela Escola Básica e Integrada de Rabo de Peixe com vista a promover a capacidade de liderança dos jovens.

 A sessão de abertura será presidida pela Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro. O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, irá presidir à sessão de encerramento.

O seminário “Democracia e Participação dos Jovens” é aberto ao público e terá também transmissão ‘streaming’ na página do Facebook da Direção Regional da Juventude.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.