ÚLTIMAS

REGIÃO | RAEGE. Governo focado na estratégia espacial nas Flores apesar de “calote” socialista

470views



A deputada do PSD/Açores Susana Soares saúda o Governo Regional por “manter o foco na Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE) nas Flores, apesar do calote da governação socialista na estação de Santa Maria”.

A parlamentar social-democrata manifestou-se surpreendida com a posição do Partido Socialista em relação ao projeto das instalações da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE) nas Flores, “depois do anterior executivo socialista nada ter feito senão deixar uma dívida a uma empresa da EDA – Eletricidade dos Açores, a SEGMA”.

Mais concretamente, “o governo socialista anunciou o projeto da RAEGE em Santa Maria, com toda a pompa e circunstância, mas sem desembolsar um tostão, quando na realidade o investimento nas instalações da estação foi pago pela SEGMA”, apontou.

“Agora o atual Governo Regional não só tem de pagar a dívida àquela empresa, como se vê assim a braços com verbas mais reduzidas para equipar a estação das Flores, dependentes da aprovação de candidaturas europeias”, indicou a deputada do PSD/Açores.

“Trata-se de um projeto contratualizado há mais de uma década, e que nunca foi cumprido, entre o governo socialista e o Instituto Nacional Geográfico de Espanha, mal negociado, em que a Região paga o investimento sozinha, enquanto um país estrangeiro é o maior beneficiado”, aponta a parlamentar.

Susana Soares congratula “o Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) pela coragem e responsabilidade com que tem assumido as rédeas do rastro de calotes que os socialistas deixaram na última década, com graves prejuízos para o desenvolvimento socioeconómico das ilhas mais pequenas, complemente votadas ao abandono”.

A deputada do PSD/Açores deposita assim “toda a confiança no Governo Regional na resolução dos pesados problemas herdados, sem colocar em causa o crescimento fundamental para a sustentabilidade da ilha das Flores, qualidade de vida e bem-estar dos florentinos”.

A parlamentar social-democrata lembra que os “executivos do PS deixaram as Flores ao abandono durante mais de uma década, quando só em 2021 o Governo da Coligação investiu mais de 21 milhões de euros, num sinal claro da importância que a ilha assume nas suas políticas de atuação”.

“Ao contrário dos governos socialistas, o Governo da Coligação tem um rumo, está a assumir responsabilidades, a investir de forma faseada e sustentável, para que o projeto da estação das Flores não fique mais dez anos esquecido e para que a Região possa finalmente obter algum retorno científico”, concluiu Susana Soares.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.