ÚLTIMAS

REGIÃO | PSD. “Governo dos Açores está a criar mais Habitação e a corrigir erros do passado”

270views

O presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, disse esta tarde que o Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) “está resolver os erros do passado, cometidos pelo PS, e a criar mais Habitação” no arquipélago, sendo que, “em dois anos, já investiu mais de 30 milhões de euros” naquele setor.

O social-democrata falava durante uma visita ao Bairro Nossa Senhora de Fátima, na Praia da Vitória, que considerou “um bom exemplo da forma duplamente determinada como o Governo dos Açores está a trabalhar na área da Habitação”, uma vez que “foi este Governo a concluir a obra da segunda fase, que ficou por terminar, procedendo à legalização das habitações, cujo registo a anterior governação deixou por fazer”, lembrou.

“Por outro lado”, adiantou João Bruto da Costa, “este Governo está a tomar medidas para aumentar a oferta de Habitação, prevendo-se que, até final do mandato, sejam construídas mais 39 moradias neste mesmo Bairro [Nossa Senhora de Fátima]. A que se junta, no âmbito do PRR, a construção de mais 277 moradias nesta legislatura, e a reabilitação de cerca de 550, num total de mais de 800 moradias destinadas às famílias mais vulneráveis ao aumento dos juros”, disse.

“Sabemos que temos ainda um longo caminho a percorrer, pois há ainda muito para fazer em matéria de Habitação nos Açores, mas a determinação e as ações desenvolvidas dão garantias do empenho deste Governo”, frisou.

“Em dois anos, já foram investidos mais de 30 milhões de euros em todas as ilhas, porque o Governo está, de facto, a resolver os erros do passado, deixados pelas governações socialistas, e está a criar mais Habitação nos Açores”, mostrando assim que a Região “está na dianteira do país em matéria de Habitação, enquanto na República ainda se discute um mero rascunho de medidas avulsas”.

O líder da bancada do PSD no Parlamento açoriano disse mesmo “que falta sentido estratégico ao Governo da República no setor da Habitação. E isso estende-se ao Partido Socialista dos Açores, já que, às segundas, quartas e sextas, o deputado Vasco Cordeiro diz que é preciso tomar medidas rapidamente. Enquanto, às terças, quintas e sábados, o deputado Francisco César diz que o Governo Regional tem de esperar pelo Governo da República”.

“Por aqui se vê que este Partido Socialista não tem credibilidade para falar de Habitação”, ainda mais “face a um Governo Regional que acaba de aprovar um programa para compensar as famílias açorianas afetadas pelo aumento das taxas de juro do crédito à habitação”, referiu também João Bruto da Costa.

“Esse programa, chamado CreditHab, prevê apoios que podem chegar aos 200 euros por mês, enquanto a nível nacional esse valor não deverá ultrapassar os 70 euros. Provando também que o Governo da Coligação tem uma estratégia, cria medidas concretas e apresenta resultados no setor da Habitação, coisa que o Partido Socialista continua a ser incapaz de fazer”, concluiu.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.