ÚLTIMAS

PICO | Governo Regional já perdeu um ano na implementação do Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores, realça Marta Matos

373views

Marta Matos realçou, esta sexta-feira, que o Governo Regional já “desperdiçou um ano na implementação do Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores (IVVA), entidade crucial enquanto estrutura de suporte a toda a fileira deste setor e a sedear na ilha do Pico.”

A deputada socialista, eleita pela ilha do Pico, falava à margem da Comissão de Economia do Parlamento dos Açores, que se realizou na ilha Montanha, e em que foram ouvidos o primeiro subscritor da Petição “Cria o Instituto da Vinha e do Vinhos dos Açores – Nova Realidade” e o Secretário Regional da Agricultura, António Ventura.

Referindo-se ao diploma que criou o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) dos Açores, iniciado ainda pelo anterior Governo do Partido Socialista, Marta Matos salientou que o mesmo “foi aprovado no plenário de fevereiro do ano passado e publicado em março de 2022, há praticamente 1 ano atrás, com um prazo de regulamentação de 60 dias”, o que “nunca veio a ocorrer, por exclusiva responsabilidade do Governo Regional”, solicitando explicações ao Secretário Regional sobre este atraso. 

“É mais uma contradição deste Governo, para quem, há um ano atrás, o IVVA tornaria a Região numa referência internacional, porque temos dos melhores vinhos do mundo produzidos nos Açores”, sublinhou Marta Matos.

“Parece que a implementação do IVVA deixou de ser uma prioridade para este Governo”, frisou a parlamentar socialista, sublinhando “todos os constrangimentos e penalizações que os adiamentos da implementação definitiva deste Instituto acarretam para o setor”.

Durante a audição dos peticionários, que realçaram a necessidade de introduzir alterações na legislação no sentido de garantir maior prestígio e valorização ao Instituto e aos produtores, Marta Matos manifestou a sensibilidade do PS às preocupações apresentadas e deixou abertura para a sua análise mais aprofundada.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.