ÚLTIMAS

REGIÃO | PSD/Açores realça clareza e objetividade de novas políticas de Juventude

Deputado Flávio Soares (PSD/Açores), eleito pela ilha de São Miguel, eleito pela ilha Graciosa, durante o plenário de Julho da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA). Horta, 12 Julho 2023 ©Hugo Moreira
382views

O deputado do PSD/Açores Flávio Soares realçou ontem “a clareza, objetividade, modernidade, adaptação à realidade atual e transversalidade, com o regime de Políticas de Juventude, aprovado por unanimidade”, na Assembleia Legislativa Regional, na Horta.

No debate da proposta de alteração ao decreto legislativo regional, o parlamentar social-democrata destacou “o trabalho de auscultação realizado junto das associações de juventude, dos conselhos municipais e do próprio Conselho de Juventude dos Açores, num amplo processo de participação e envolvimento das entidades”.

Para Flávio Soares, “o diploma traz um novo enquadramento, no que às políticas de juventude diz respeito, à nova realidade dos jovens e associações juvenis que existem na Região, indo ao encontro das suas ambições e melhorando as possibilidades do seu exercício no Associativismo”.

As alterações surgem volvidos 15 anos da implementação do decreto-legislativo pela governação socialista “e que há muito carecia de uma adequação aos novos tempos e à realidade atual”, frisou o deputado do PSD/Açores.

Flávio Soares considera que o novo diploma vem finalmente “apostar na política de transversalidade da juventude, transformando a direção regional num efetivo parceiro no desenho das medidas de outras áreas governativas relacionadas com a juventude”.

O mesmo sucede em relação ao reforço dos Conselhos Municipais de Juventude, adiantou, acrescentando que “como órgão de acompanhamento e avaliação da estratégia das políticas públicas de juventude, confere uma nova dinâmica na sua ação”.

O parlamentar social-democrata vincou que “a iniciativa vai ao encontro dos objetivos propostos pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM), no que diz respeito à capacitação de novas competências, como áreas prioritárias para a definição das políticas de juventude”.

O parlamentar social-democrata concluiu que com o novo diploma “estaremos a garantir que todos tenham voz, e não apenas alguns, como aconteceu durante demasiado tempo”.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.